Pensando no consumo: devo trocar meu 1.0 usado por um modelo mais moderno?
Leitor pensa em trocar seu automóvel e quer saber se é um bom momento para isso

Peugeot 208 2019 | Imagem: Divulgação
Bom dia, sempre tive carro 1.0, porém meus amigos criticam muito falando que o consumo dos carros 1.4 e 1.6 do semelhantes. Hoje tenho um Chevrolet Classic 2013 e por sorte ele está fazendo 10km com litro no álcool. Pretendo trocar porém fico na dúvida sobre motor econômico - pergunta enviada por Edvaldo Santos
Edvaldo obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Eu concordo com seus amigos e acho que vale a pena sim você considerar a troca de seu carro atual por um modelo mais moderno, em especial pensando no consumo.
Atualmente a evolução na técnica de desenvolvimento, construção, fabricação mais precisa e os materiais utilizados estão colaborando para que os motores tornem-se cada vez mais eficientes.
Apenas como um exemplo, é interessante citar os automóveis da linha Volkswagen equipados com o motor 1.0 TSI. Graças ao turbo e à injeção direta, ele entrega um nível de desempenho aos carros que equipa muito superior à produtos semelhantes com motores 1.6 ou até mesmo 1.8 de aspiração natural e mesmo assim entregando um baixo consumo. Um Volkswagen up! TSI, por exemplo, registra médias de até 10 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada com etanol. Você pode até questionar que são números próximos ao que seu carro atual entrega, porém o desempenho de um up! TSI é bem superior. Com gasolina, o hatch alcança parciais de 14,3 km/l na cidade e 16,3 km/l na estrada.
Se você não faz questão de periféricos (turbo e injeção direta) mais avançados, o motor 1.2 de 3 cilindros presente em modelos como o Peugeot 208 e o Citroën C3 é outro excelente exemplo de eficiência. Seu desempenho não chega a ser tão animador quanto o 1.0 TSI da Volkswagen, mas ele é bem mais interessante que um 1.0 aspirado e ainda repete ótimos números de consumo. Ele pode percorrer até 13,9 km/l na cidade e 15,5 km/l na estrada com gasolina.
Vale a pena acrescentar que todas as médias citadas são apenas referências e foram aferidas de acordo com o padrão brasileiro adotado no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular. Portanto, dependendo do seu estilo de condução, relevo de onde você trafega em grande parte com o carro, combustível utilizado, dentre outras variáveis, você consegue superar facilmente esses números.
Logo, creio que com a oferta de novos produtos hoje no mercado vale a pena sim você considerar a troca do seu automóvel atual.
Espero ter ajudado!