Bom dia, sempre tive carro 1.0, porém meus amigos criticam muito falando que o consumo dos carros 1.4 e 1.6 do semelhantes. Hoje tenho um Chevrolet Classic 2013 e por sorte ele está fazendo 10km com litro no álcool. Pretendo trocar porém fico na dúvida sobre motor econômico - pergunta enviada por Edvaldo Santos 

Edvaldo obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Eu concordo com seus amigos e acho que vale a pena sim você considerar a troca de seu carro atual por um modelo mais moderno, em especial pensando no consumo. 

Atualmente a evolução na técnica de desenvolvimento, construção, fabricação mais precisa e os materiais utilizados estão colaborando para que os motores tornem-se cada vez mais eficientes. 

Apenas como um exemplo, é interessante citar os automóveis da linha Volkswagen equipados com o motor 1.0 TSI. Graças ao turbo e à injeção direta, ele entrega um nível de desempenho aos carros que equipa muito superior à produtos semelhantes com motores 1.6 ou até mesmo 1.8 de aspiração natural e mesmo assim entregando um baixo consumo. Um Volkswagen up! TSI, por exemplo, registra médias de até 10 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada com etanol. Você pode até questionar que são números próximos ao que seu carro atual entrega, porém o desempenho de um up! TSI é bem superior. Com gasolina, o hatch alcança parciais de 14,3 km/l na cidade e 16,3 km/l na estrada. 

Se você não faz questão de periféricos (turbo e injeção direta) mais avançados, o motor 1.2 de 3 cilindros presente em modelos como o Peugeot 208 e o Citroën C3 é outro excelente exemplo de eficiência. Seu desempenho não chega a ser tão animador quanto o 1.0 TSI da Volkswagen, mas ele é bem mais interessante que um 1.0 aspirado e ainda repete ótimos números de consumo. Ele pode percorrer até 13,9 km/l na cidade e 15,5 km/l na estrada com gasolina. 

Vale a pena acrescentar que todas as médias citadas são apenas referências e foram aferidas de acordo com o padrão brasileiro adotado no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular. Portanto, dependendo do seu estilo de condução, relevo de onde você trafega em grande parte com o carro, combustível utilizado, dentre outras variáveis, você consegue superar facilmente esses números. 

Logo, creio que com a oferta de novos produtos hoje no mercado vale a pena sim você considerar a troca do seu automóvel atual. 

Espero ter ajudado!  

 
 
Peugeot 208 2019
 
Peugeot 208 2019
Peugeot 208 2019
Peugeot 208 2019
 
Peugeot 208 2019
Peugeot 208 2019
Volkswagen up! 2019
 
Volkswagen up! 2019
Volkswagen up! 2019
 
 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios