Pensando no custo-benefício: comprar um Duster ou um Renegade com isenção?
Leitora está em dúvida sobre qual modelo escolher e pediu a ajuda do Guru dos Carros

Renault Duster CVT | Imagem: Divulgação
A isenção do meu marido para a compra de um veiculo saiu e estamos em dúvida entre um duster ou renegade, pois gostaríamos de saber qual o melhor custo beneficio e entre os dois e qual é mais desvalorizado para a venda quando formos trocar novamente. Grata pela atenção - pergunta enviada por Eliane
Eliane obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Recentemente a Renault já colocou nas lojas a versão Authentique 1.6 CVT do Duster nas lojas. A grande aposta da Renault para conquistar o público PCD reside em descontos além do preço tabelado, que reduz o preço do SUV após o abatimento tributário para a faixa de R$ 45.000, um valor inegavelmente convidativo. Na configuração PCD o Duster conta com câmbio automático CVT e ainda conta com rodas de liga leve e os importantes controles de tração e estabilidade. O modelo, contudo, peca por não oferecer nem o rádio ou preparação para receber o sistema de som de série.
O Jeep Renegade em sua configuração Custom PCD custa cerca de R$ 10.000 a mais e traz um pacote de equipamentos equivalente, devendo também o rádio de série, mas contando com os controles de tração e estabilidade. Logo, em termos de custo-benefício puramente, o Renault Duster sai na frente, já tanto no caso do Renault como no Jeep você terá que gastar com acessórios, pelo menos instalando um rádio.
O conjunto do motor 1.6 16V e o câmbio CVT presente no Duster é uma combinação mais eficiente do que o 1.8 automático 6 marchas do Renegade, o que lhe ajudará no consumo e no desempenho mais a favor a bordo do Renault.
A tendência, contudo, é que assim como a maioria dos carros de marcas francesas, a desvalorização que incidirá sobre o Duster será maior do que em relação ao Jeep, contudo é interessante que você já terá um grande abatimento no preço na hora da aquisição, portanto se estivesse em seu lugar não ficaria tão preocupado (a) com isso e sim optaria por escolher o modelo que melhor atendesse minhas necessidades de maneira geral.
Além de um conjunto mecânico mais interessante, o Duster pode não contar com mais belo e refinado dos habitáculos, porém entrega espaço interno bem superior ao do Renegade, bom como espaço disponível no porta-malas, fazendo dele um SUV mais racional e bom para o uso familiar.
Logo, Eliane, creio que ao optar pelo Duster você fará uma compra mais interessante.
Espero ter ajudado!