Pesquisando um hatch automático: devo esperar o Sandero CVT?

Leitor quer trocar seu carro atual e pediu a orientação do Guru dos Carros; confira análise
Nissan Versa 2017

Nissan Versa 2017 | Imagem: Divulgação

Olá, Cesar ! Sou seu fã !Me ajude por favor. Hoje tenho um Sandero Vibe 1.0 17/18 e estou querendo migrar para um carro hatch automático com foco em conforto e principalmente em economia, pois utilizo o carro para deslocamento casa x trabalho diariamente.Estou pesquisando entre o Etios, Gol e Ka.Acha que vale pena escolher entre esses modelos ou aguardar o Sandero com cambio CVT ? - pergunta enviada por Leandro 

Leandro muito obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros! Desde já agradeço por acompanhar o trabalho realizado aqui, conto sempre com a sua audiência! 

Leandro entre os três modelos que você cita, creio que o Toyota Etios seria o mais interessante deles por uma questão relevante: além do bom custo-benefício, ele é o único dos três a contar com os controles de tração e estabilidade de série. 

Além disso, o conjunto mecânico do Etios é robusto e econômico, quer você escolha a motorização 1.3 ou 1.5, caso deseje mais desempenho. Logo, ele vai lhe atender plenamente nos quesitos de conforto e economia/custo de propriedade do carro. A grande questão é que o modelo está com o futuro um tanto quando indefinido, uma vez que, após a chegada do Yaris ao mercado, as vendas da linha Etios sofreram uma queda considerável. De qualquer forma, se isso não é algo impeditivo para você, o modelo é uma boa pedida. 

Já se você deseja ficar com um carro mais atualizado na garagem, aí sim seria interessante aguardar a estreia do Renault Sandero com o câmbio automático CVT. Isso tipo de transmissão colabora muito com a redução do consumo e, portanto, deverá fazer uma boa dupla com o motor 1.6 16V. Esse conjunto mecânico é o mesmo que já figura hoje nos Nissan Versa e March. 

Em relação ao Etios, o Sandero CVT deverá trazer um interior mais atual, bem como a competente central multimídia da marca agora com suporte aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, recurso presente no modelo desde a introdução da linha 2020 do hatch. O Etios, por sua vez, não conta com central multimídia de série. 

Resta saber se a Renault finalmente vai colocar no Logan e no Sandero os esperados controles de tração e estabilidade. 

A marca francesa deverá manter o custo-benefício do Sandero bem competitivo mesmo após a introdução da caixa CVT, portanto ele deverá ser uma alternativa interessante entre os hatches compactos para quem deseja um modelo com um habitáculo maior bem como um porta-malas mais generoso. 

Por tudo isso, Leandro, creio que, se você tem urgência na aquisição do seu próximo carro, então vale a pena optar pelo Etios. Caso dê para esperar um pouco, vale a pena aguardar alguns meses pela estreia do Sandero com a caixa automática CVT. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru