Peugeot 208 Like Pack manual ou um Hyundai HB20 Vision 1.6 automático?
Leitor deseja um hatch na faixa de R$ 70.000 e pediu nossa orientação

Peugeot 208 e Hyundai HB20 | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação
Bom dia. Estou pensando em comprar um Hatch 0km até 70 mil reais no máximo e estou em dúvida entre um Hyundai HB20 1.6 Vision automático ou o novo Peugeot 208 like 1.6 mecânico que estão na mesma faixa de preço. Por favor me dê sua opinião de qual devo escolher. Obrigado - pergunta enviada por Andre
Andre obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Vale considerarmos vários pontos envolvendo os dois modelos para determinar qual é a melhor opção.
Hoje em dia, se levarmos em conta qualquer segmento a partir de R$ 70 mil a maioria das vendas recai para modelos com câmbio automático. Logo, se considerarmos o longo prazo, a tendência é que ao optar por um modelo com este tipo de transmissão você ganhará em liquidez no futuro e terá uma desvalorização mais comedida.
De quebra, vale pontuar que um automóvel automático ainda vai lhe proporcionar bem mais conforto ao rodar e menos cansaço ao volante em situações de engarrafamento, algo comum nos grandes centros urbanos.
Logo, só ao destacarmos esses pontos o Hyundai HB20 Vision 1.6 automático sai na frente na disputa.
No caso específico do Peugeot 208 em sua nova geração, creio que não é interessante optar pela configuração manual até mesmo pela proposta do modelo. O hatch deseja se posicionar em uma faixa "premium" do segmento, logo dificilmente os catálogos com câmbio manual terão boa aceitação na hora da revenda. A desvalorização do 208 manual também tende a ser mais acentuada.
Além do custo-benefício competitivo, o HB20 tem outros pontos que o favorecem, como os 5 anos de garantia e a lista de equipamentos de série bastante equilibrada. O modelo sai de fábrica com acendimento automático dos faróis, rodas de liga leve aro 15", os importantes controles de tração e estabilidade, trio elétrico e central multimídia. Por uma diferença não muito grande é possível partir para a opção Vision Pack, que acrescenta câmera de ré, sensor de estacionamento, faróis de neblina, vidros elétricos nas quatro portas com fechamento pela chave e os airbags laterais. Vale a pena o investimento nesses itens.
Em termos mecânicos, os dois hatches são equipados com motores 1.6 16V flex com uma concepção recente e relativamente eficientes considerando que estamos falando de unidades sem sobrealimentação e apenas com injeção indireta convencional. O Peugeot teria a vantagem do consumo um pouco menor por conta da transmissão manual e um desempenho ligeiramente melhor, contudo o Hyundai não decepciona nessas duas áreas.
Em resumo, creio que ao optar pelo Hyundai você terá um modelo mais confortável para o dia a dia, melhor para revender no futuro e ainda com um valor de compra competitivo no momento. Por tudo isso, ele desponta como a escolha mais completa.
Espero ter ajudado!