Picapes compactas: Fiat Strada ou VW Saveiro?

Leitor está em dúvida entre os dois modelos para o uso comercial e pediu a orientação do Guru dos Carros
Volkswagen Saveiro 2017

Volkswagen Saveiro 2017 | Imagem: Divulgação

Boa noite. Volkswagen Saveiro ou Fiat Strada pra carregar peso mas tbm viajar pouco uso em estrada de terra, pensando na hard working e trendline ambas cs.Atualmente tenho uma ranger 2.5 flex esses motores 1.6 e 1.4 vou sentir mt fraco? Ou dao conta na br? Nao sou de correr - pergunta enviada por Júnior Cunha 

Júnior obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Antes de tudo, vale a pena um esclarecimento interessante sobre a sua preocupação em achar as picapes compactas mais "fracas" quando colocadas ao lado de modelos de médio porte como sua atual Ford Ranger 2.5 flex. Você pode ter um propulsor de até 173 cv como é caso do 2.5 presente na Ranger, porém é importante ficarmos atentos à relação peso/potência. Se considerarmos a Ranger cabine simples, estamos falando de uma picape média de 1.745 kg, portanto teremos uma relação de 10 kg/cv, um número bem aceitável. A grande questão é que, devido ao porte menor, os propulsores mais compactos de Fiat Strada e VW Saveiro dão conta sim do recado. No caso da Saveiro Trendline, que conta com motor 1.6 de 104 cv, ele precisa deslocar um peso de 1020 kg, portanto uma relação peso/potência de 9,8 kg/cv, o que é bem favorável para a picape da Volkswagen. 

Considerando que você deseja uma picape compacta que lhe entregue um desempenho mais favorável para seu uso diário, creio que vale mais a pena optar pela Saveiro. 

A Fiat Strada sem dúvida nenhuma reúne uma série de qualidades e não é por acaso que é a líder da categoria e um dos veículos mais vendidos do país, porém o motor 1.4 presente no modelo da Fiat conta com números inferiores aos vistos no 1.6 da Volkswagen. 

Em termos de potência e torque, a Saveiro Trendline 1.6 alcança os já citados 104 cv e 15,6 kgfm de torque, ambos com etanol. No caso da Strada Hard Working o propulsor 1.4 fica em 88 cv e 12,5 kgfm também com o combustível derivado da cana-de-açúcar. 

Nem tanto pela potência, mas a maior força do motor 1.6 da Saveiro permitirá que você transporte suas cargas com mais facilidade e, com ela vazia, consiga um desempenho melhor. 

No restante do conjunto, a Saveiro agrada mais em termos dinâmicos pelo câmbio com engates muito suaves e precisos, além da suspensão mais voltada ao conforto. Na Fiat Strada, que usa eixo rígido nas rodas traseiras, você ganha em robustez, mas compromete a dirigibilidade. 

Na capacidade de carga, a Strada cabine simples pode levar até 705 kg ou 1.220 litros de volume na caçamba, enquanto a Saveiro com o mesmo tipo de cabine acomoda até 715 kg e 924 de capacidade volumétrica. 

Espero ter ajudado! 

 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru