Picapes médias: pensando na revenda, devo optar por um modelo 4x2 ou 4x4?

Leitor quer comprar uma Ford Ranger e ficou em dúvida sobre qual configuração escolher
Ford Ranger XLS

Ford Ranger XLS | Imagem: Divulgação

Boa noite! Guru estou em dúvida entre duas pickp da mesma marca e acabamento só muda que uma é 4x4 e Outra é 4x2. Estou falando da Ford ranger 2.2 diesel automatica. Meu uso e 99 porcento na cidade, só que eu penso na hora da revenda que a 4x4 vai ser melhor de mercado na hora da venda. A diferença delas e de 10 a 12 mil reais. Guru qual das duas e a melhor. Obs: eu ando cerca de 40 a a 70 km por dia - pergunta enviada por Rafael

Rafael obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

As observações feitas por você têm precisão cirúrgica. De fato, para o seu tipo de uso, que contempla majoritariamente deslocamentos urbanos, um sistema de tração traseira (4x2) no caso de uma picape média já está mais do que adequado e suficiente. 

Porém, é fato que o câmbio automático e o sistema de tração 4x4 são itens quase que "imperativos" em modelos de médio porte. 

Logo, se a sua preocupação reside na liquidez e na menor desvalorização, vale a pena sim você arcar com a diferença e estacionar na garagem de casa um modelo com tração 4x4. 

De qualquer forma, para um uso eventual em pisos não pavimentados você terá uma tranquilidade extra para rodar onde quer que esteja, em especial considerando a robustez natural das picapes médias. 

Além disso, pelo porte desses modelos, o sistema de tração integral ajuda em situações em que o eixo traseiro, no caso de veículos 4x2, está em uma superfície de baixa aderência, conferindo melhor manobrabilidade à picape. 

Por fim, creio que ao optar pela Ford Ranger com motorização 2.2 turbodiesel você faz uma ótima escolha. Além de oferecer bom custo-benefício, a picape nessa configuração traz uma mecânica muito equilibrada e eficiente, conferindo desempenho adequado à proposta da picape e consumo não muito exagerado. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru