Bom dia César, Gostaria da sua opinião entre a picape Renault Duster Oroch e nova Fiat Strada a ser lançada, em relação a custo benefício, segurança e conforto,rodo em média 200 km em asfalto para 30 em estrada de terra? - pergunta enviada por Miguel 

Miguel obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!

A questão colocada por você é muito interessante, uma vez que vários consumidores podem ficar em dúvida entre a nova geração da Strada ou migrar de vez para uma picape compacta-média de maior porte como é o caso da Renault Duster Oroch ou até mesmo a Fiat Toro.

Hoje em dia, a Duster Oroch tem como uma versão muito interessante o catálogo Dynamique, que pode ser encontrado nas configurações 1.6 16V manual 5 marchas (R$ 78.990) ou 2.0 16V manual 6 marchas (R$ 80.990). Não recomento a Oroch com câmbio automático uma vez que o consumo é elevado e o desempenho deixa a desejar. Voltando para a Oroch Dynamique, ela é uma escolha equilibrada uma vez que já traz de série recursos interessantes e que facilitam o dia a dia com a picape, como o sensor de estacionamento, central multimídia, entre outros itens.

A Oroch também se destaca por alguns atributos mecânicos como a suspensão traseira multibraço e a caçamba com 683 litros de capacidade volumétrica e que pode transportar 650 kg na versão Dynamique independente da motorização escolhida. Ligada ao Duster em termos de projeto, a cabine da Oroch também acomoda melhor 5 pessoas. Uma pena que a representante da Renault, por sua vez, fica devendo a segurança adicional dos controles de tração e estabilidade. Seu design interno também deixa a desejar em termos de ergonomia e o acabamento poderia denotar uma qualidade visual e tátil melhor.

E é justamente quando contrapomos a Oroch com uma picape bem mais recente como é o caso da nova geração da Strada, fica claro que é mais interessante aguardar pela estreia da representante da Fiat.

Como a pandemia da Covid-19 atrapalhou a estratégia de lançamento da nova Strada 2021, ainda não temos todas as informações da novidade (como o preço, por exemplo), uma vez que a estreia oficial da picape deverá ocorrer dentro de um a dois meses. De qualquer forma, a Fiat já liberou alguns dados relevantes sobre a nova Strada.

Falando sobre as suas credenciais para o transporte de carga, algo importante quando falamos de uma picape, a nova Strada em sua configuração cabine dupla poderá acomodar 844 litros ou 650 kg de carga na caçamba, portanto até superando a Oroch na capacidade volumétrica.

Outro ponto importante é que todas as versões da nova Strada 2021 já saem de fábrica com os controles de tração e estabilidade, além do reforço dos quatro airbags nas carrocerias cabine dupla. A representante da Fiat, contudo, seguirá com a suspensão traseira por eixo rígido, solução que garante mais robustez ao conjunto (algo que ajudou no sucesso comercial da Strada desde sua estreia no mercado), porém não é tão sofisticada quanto a multibraço presente na Oroch e que garante mais conforto e melhor comportamento dinâmico. 

Falando mais sobre os equipamentos, os clientes da nova Strada serão beneficiados com recursos modernos, como a central multimídia completa com suporte aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto sem o uso de cabos, além do E-Locker, uma evolução do bloqueio de diferencial oferecido na picape, que passa a ser eletrônico.

Talvez a nova Strada 2021 possa não ser tão espaçosa quanto a Oroch na hora de transportar 5 passageiros, mesmo com sua cabine dupla agora tendo efetivamente quatro portas e uma concepção melhor para esse fim. Porém, é importante destacarmos que o motor 1.3 Firefly que estará presente nas configurações mais caras da picape será bem mais eficiente que os motores da picape da Renault, com consumo de combustível bem mais comedido e melhor desempenho.

Logo, creio que ao esperar pela nova Fiat Strada você fará uma compra melhor.

Espero ter ajudado!

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios