Por qual carro optar em época de home office?

Leitor está em dúvida se compra um carro mais novo e menor ou um mais antigo, porém mais equipado
Home office

Home office | Imagem: Reprodução internet

Guru, vendi meu Ford ka hatch 2019 mecânico há 3 semanas e agora estou a procura de outro carro automático para o dia a dia, mais para o trabalho. O único motivo que me fez vendê-lo foi por ser mecânico. Estou pesquisando alguns carros automáticos e bateu muitas dúvidas: investir num seminovo, tipo um 2020 com pouca quilometragem e popular (ÔNIX, HB20) ou investir em um pouco mais velho, porém mais equipado. Pesquisei um Honda Fit EX (2019), HRV EX (2016) , Kicks SV (2017) e até mesmo o IX35 (2016). Gosto muito de SUV. Já temos em casa uma CRV 2015 a qual minha esposa usa para o trabalho e é o mesmo que usamos para eventuais passeios. Sobre o segundo carro, penso no quesito custo x benefício, manutenção, seguro mais barato, o que me deixa com um pé atrás quando penso em um outro SUV. E não menos importante também, o quesito desvalorização e o preço de uma futura revenda. O segundo carro seria para usar pra me levar até o trabalho (valendo lembrar que no momento estou em home office desde o ano passado ) e para possíveis emergências, ir ao supermercado, etc. Já pesquisei para todos os lados e vem uma baita indecisão: já olhei até Fiat mobi, uno, polo, etc. E o pior que no momento os carros usados estão bem caros. Me ajuda: o que é melhor no momento? - pergunta enviada por Gleydison

Gleydison obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Excelente o cenário de análise proposto por você, em especial por nos permitir abordar também a nova relação dos motoristas com o automóvel em tempos de home office, medida de isolamento social necessária em tempos de pandemia e que ganhou cada vez mais aceitação por parte de empresas e funcionários. 

Se o Ford Ka lhe atendia bem em termos de espaço interno e porta-malas, Gleydison, creio que seria mais interessante você seguir no segmento de compactos em sua próxima aquisição, sobretudo levando em conta que sua esposa já possui um automóvel de maior porte. Como você não terá a necessidade de se deslocar todo dia até o trabalho, a tendência é que o uso do carro torne-se bem menos intenso, portanto não valeria a pena você alocar muito dinheiro em um veículo. 

Considerando que você valoriza atributos como custo-benefício, baixa manutenção e seguro barato, creio que duas ótimas alternativas que você pode considerar é o Hyundai HB20 e até mesmo o Toyota Etios. Os dois hatches contam com variantes automáticas e se notabilizaram no mercado nacional por conta da robustez mecânica. Tanto o HB20 1.6 bem como o Etios 1.3 ou 1.5 com transmissão automática oferecem nível de desempenho adequado para o uso urbano e não exageram no consumo. 

Em uma etapa posterior - ou caso você fique em regime de teletrabalho de forma definitiva - se o uso do seu veículo cair drasticamente, talvez seria interessante até mesmo você e sua esposa considerarem adotar o uso de apenas um veículo de forma compartilhada, o que abriria espaço para que vocês trocassem os dois carros talvez até por um SUV maior e versátil, que atendesse aos dois também em viagens. 

Se você passar a depender bem menos do automóvel a partir do momento em que sua atividade profissional em home office tornar-se algo mais natural, quem sabe o uso de aplicativos de transporte não acabe se mostrando uma saída mais interessante do ponto de vista financeiro. Como o custo de propriedade de um automóvel é oneroso, vale a pena fazer a conta.  

Apenas para finalizar, de fato o momento não está muito convidativo para adquirir um carro seminovo ou usado. A paralisação das fábricas e o desabastecimento de unidades 0 km no mercado colaboraram para elevar consideravelmente o preço dos automóveis com alguns anos de uso. Se você está conseguindo lidar bem com a situação de ficar sem carro no momento, pode ser interessante aguardar a fase mais aguda da pandemia passar para comprar outro veículo, dessa forma conseguindo buscar condições mais favoráveis de compra. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru