Por que o Toyota Corolla é mais caro que o Honda Civic no mercado de usados?

Leitor pesquisou versões semelhantes dos modelos e quer saber o motivo da diferença nos valores
Toyota Corolla 2017

Toyota Corolla 2017 | Imagem: Divulgação

Honda Civic ou Toyota Corolla? Ambos 2016Analisando os preços fiquei intrigado com a grande diferença entre os dois modelos. No mercado de usados o Corolla XEI 2.0 gira em torno de 78 a 80 mil, já o Civic LXR também 2.0 se encontra entre 65 e 68 mil. Gostaria de saber do guru qual a melhor opção, visto que são dois excelentes carros e o que os faz ter uma diferença de preços tão grande - pergunta enviada por Manfrini Freitas

Obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

De fato não é raro ocorrer uma discrepância dos valores do Toyota Corolla sobre outros rivais no mercado de seminovos ou até mesmo usados. Mesmo em relação ao Honda Civic, que é o concorrente direto, a diferença chega a ser grande e é ainda maior se comparada a modelos como o Mitsubishi Lancer, por exemplo. 

Nesse caso, a razão é pura e simples: você acaba pagando muito mais pela marca e a reputação do Corolla no mercado do que pelo produto em si. 

Ao longo dos anos o Toyota Corolla alcançou uma posição ímpar dentro de nosso mercado, sendo que a excelente procura do sedã ainda nas concessionárias se reflete mais para frente no mercado de seminovos, criando um ciclo de alta demanda pelo modelo que repercute em menor desvalorização e mais liquidez. 

Claro que a Toyota tem seus méritos nessa construção da boa imagem do Corolla graças a uma rede de concessionárias que sempre executou muito bem seu trabalho não só na hora de comercializar o automóvel, mas também oferecendo uma boa atenção no pós-vendas. 

Voltando a falar dos produtos em si, vale a pena também fazer um parênteses. O Honda Civic estreou uma nova geração com a chegada do modelo 2017, portanto é natural que as unidades 2016 tenham recebido uma desvalorização um pouco maior. O Corolla 2016, por sua vez, se mantém semelhante ao atual, sendo que a partir da linha 2018 o Toyota estreou os importantes controles de estabilidade e tração além dos 7 airbags de série em todas as versões. 

Em resumo, se você não quer gastar tanto assim pelo Corolla, o Honda Civic 2016 segue uma excelente opção de sedã médio. Ele oferece o mesmo que o Corolla em termos de equipamentos e conforto ao rodar, sendo que o Civic ainda conta com o refinamento da suspensão traseira multibraço enquanto o Corolla usa uma disposição mais convencional, no caso por eixo de torção. Em termos de desempenho e espaço interno os dois modelos são equivalentes. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru