Preços em alta: comprar um carro agora ou aguardar o fim do ano?

Leitor está em dúvida sobre qual é o melhor momento para trocar de carro e pediu nossa sugestão
Perspectivas sinalizam recuperação do mercado em 2021

Perspectivas sinalizam recuperação do mercado em 2021 | Imagem: Reprodução internet

Tenho um Ford Ka 2018, faltam R$ 16.000 para quitá-lo. Porém, com as notícias da Ford sobre o fechamento das fábricas e tudo mais, tenho medo que a desvalorização dos veículos da montadora sejam demasiadas. Devo trocar de carro agora (considerando a crise que vivemos e a alta absurda de preço dos veículos) ou aguardar pelo menos até o final do ano para novos lançamentos e uma possível estabilização/baixa nos preços? - pergunta enviada por Gabriel

Gabriel obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Interessante a questão enviada por você, uma vez que nos permite analisar dois assuntos relevantes que dominaram as manchetes do setor automotivo no começo deste ano e estão, de certa forma, interligados. 

abordei em uma reportagem sobre o tema que é recomendável aos proprietários de carros da Ford aguardarem o mercado terminar de "digerir" o anúncio do fim das atividades de manufatura da empresa no Brasil uma vez que, passado o susto inicial, as cotações dos carros da marca vão retomar a patamares historicamente normais. 

Na mesma linha, em outro conteúdo também conversei com um especialista sobre qual seria a decisão mais indicada no momento para quem está pensando em trocar de carro

Em resumo, Gabriel, se você pode esperar até o fim do ano ou quem sabe até o começo de 2022, seria algo mais prudente a ser feito. 

A tendência é que, com o avanço da vacinação e a retomada da cadeia de suprimentos da indústria automotiva, o mercado volte a operar em condições mais favoráveis. Com isso, talvez os preços dos automóveis 0 km tornem-se mais estáveis e não subam na mesma velocidade com que observamos hoje em dia. 

Atualmente sequer é interessante partir para o mercado de usados, que também apresenta uma elevação do preço praticado em alguns modelos, sobretudo seminovos. 

Como você bem aponta, outro ganho ao esperar mais alguns meses será a possibilidade de você ampliar seu leque de opções para possíveis candidatos a substituto do seu Ford Ka atual. Na segunda metade deste ano teremos estreias relevantes como o crossover baseado no projeto 363 da Fiat, o aguardado compacto inédito da Citroën, entre outros. 

Até o fim do ano a Ford também já terá feito no Brasil lançamentos importantes, como o Bronco Sport, que deixarão o público mais tranquilo sobre a continuidade da empresa no Brasil, o que poderá estabilizar a cotação dos carros da marca no segmento de usados. 

Logo, vale a pena ter paciência e aguardar por um cenário mais estável para realizar a troca do seu carro atual. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru