Oi Guru. Nos próximos meses precisarei me deslocar quinzenalmente por algo em torno de 500 km de estradas em bom estado. Atualmente tenho um carro popular, estou pensando em adquirir um sedan médio ou um crossover usados. Minha ordem de prioridade é:1) Segurança na estrada (acidentes); 2) Desempenho (ultrapassagens);3) Manutenção (pouca manutenção);4) Conforto;5) Economia (manutenção e deslocamento).Atualmente tenho pensado num CIVIC 2016 EXR ou em um Ecosport Titanium 2018. Para viagens como as que citei, qual dos dois você escolheria e por quê? Você teria outra sugestão? Desculpe o tamanho da mensagem, fique a vontade para editá-la da melhor maneira possível. Grato - pergunta enviada por Ivan 

Ivan obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!

Considerando tudo o que você busca encontrar em seu próximo carro, recomendo a você optar pelo Honda Civic EXR 2016, como irei detalhar abaixo. 

Começando por uma questão importante, hoje você encontra um Civic EXR 2016 por um valor cerca de R$ 20.000 mais barato do que precisaria investir caso optasse por um Ford EcoSport Titanium 2018.

A vantagem do Honda começa pelo campo da segurança, algo importante e que deve ser colocado como um dos itens de mais alta prioridade quando estamos avaliando um automóvel. O Honda Civic EXR 2016 é bem mais barato que o EcoSport Titanium e conta com um ótimo pacote de proteção para os passageiros, oferecendo os controles de tração e estabilidade e 6 airbags. O EcoSport Titanium, é bom que se diga, tem a vantagem de sair de fábrica ainda com o airbag para os joelhos do motorista, totalizando 7 bolsas infláveis. Mesmo assim, o conjunto oferecido pelo Civic já mostra-se muito competente.

Mesmo no campo dos equipamentos, o Civic EXR 2016 também vai muito bem. Assim como o EcoSport Titanium 2018, o sedã conta com teto solar nessa versão câmera de ré e também oferece uma central multimídia original de fábrica. Ela não é tão moderna quanto a Sync 3 do EcoSport Titanium, porém dá conta do recado e conta também com navegador integrado, suporte para entradas de mídia, dentre outras funções. Faltam os softwares Apple CarPlay e Android Auto para espelhamento dos smartphones (presente no Ford), algo que ficou para a geração mais atual do Civic, contudo você deve ponderar até que ponto isso poderá ser decisivo para sua escolha.

O Honda Civic, por sua vez, oferece um habitáculo muito mais espaçoso do que o EcoSport, sobretudo para os passageiros no banco traseiro. Assim como no Ford, no Civic EXR 2016 você encontra revestimento interno de couro como item de série e bancos muito confortáveis, algo indispensável para você que passará algumas horas ao volante. Arrisco a dizer que o Honda entregará um nível ligeiramente superior em termos de conforto para você, isso sem falar na dirigibilidade superior. O Civic conta com um conjunto de suspensão traseira bem mais refinado do que o EcoSport, com layout multibraço, o que ajuda não só nas respostas dinâmicas do modelo bem como aprimora o conforto.

Em termos de manutenção, o EcoSport Titanium 2018 oferece a conveniência de sair da concessionária e ainda é beneficiado com a cobertura da garantia integral de fábrica. O Civic, por sua vez, pode ser um pouco mais rodado, porém é um modelo com um conjunto mecânico muito robusto. Em termos de desempenho, ambos são equivalentes e lhe permitirão um deslocamento tranquilo na estrada.

Por fim, Ivan, o que pode ser algo importante é o consumo. Enquanto o EcoSport Titanium 2018 registra médias de 8,8 km/l na cidade e 12 km/l na estrada com gasolina, o Civic EXR 2016 alcança parciais de 9,7 km/l e 13,8 km/l, respectivamente.

Por tudo isso, Ivan, o Honda Civic EXR 2016 é a opção mais sensata e interessante.

Espero ter ajudado!

 

 
 
Honda Civic 2016
 
Honda Civic 2016
Honda Civic 2016
Honda Civic 2016
 
Honda Civic 2016
Honda Civic 2016
Honda Civic 2016
 
Honda Civic 2016
Honda Civic 2016
 
 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios