Boa noite Guru, preciso de uma orientação. Pretendo trocar o Megane Sedan de minha esposa. A minha necessidade é por um carro que comporte nossos 4 netos na idas e vindas da escola. Não vou comprar um zero Km, penso em um veículo espaçoso do tipo Citroen C4 Gran Picasso ou Freemont, temos a opção do Spin da Chevrolet, mas este não me agrada em estilo e fico em dúvida quanto a motorização. Agradeço sua ajuda. Forte Abraço - pergunta enviada por Gilmar Teixeira  

Gilmar obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Considerando que você precisa de um carro espaçoso e busca um modelo com capacidade para acomodar com conforto até 7 pessoas, gostaria de sugerir uma alternativa bem interessante em relação a todos os modelos que você selecionou. No caso trata-se do Dodge Journey. 

O Journey é praticamente um irmão de projeto do Fiat Freemont, só que traz como importante diferencial o 3.6 V6 Pentastar sob o capô a partir do modelo 2012. O grande problema do Fiat Freemont é que seu motor 2.4 16V mostra-se não muito adequado para um carro do porte do Freemont. Em especial quando carregado com todos os passageiros, o Fiat sofre em termos de desempenho e a necessidade de andar com o motor sempre "cheio" para compensar a falta de potência e torque acaba comprometendo o consumo. Nesse ponto, os 280 cv de potência e 34,9 kgfm de torque do V6 presente no Dodge ajudam a conferir bem mais tranquilidade nos deslocamentos com um consumo quase igual ao do Freemont. 

De qualquer forma, é bom citar que em qualquer desses modelos com capacidade para 7 pessoas o consumo de combustivel será superior em relação ao seu Renault Mégane Sedan atual. No caso do Dodge Journey 3.6 V6 você pode esperar algo em torno de 6,5 km/l na cidade e 8 km/l na estrada. 

Em uma rápida pesquisa na internet, constatei que você encontra unidades do Fiat Freemont 2012 com preço girando em torno de R$ 50.000, sendo que, no caso do Dodge Journey V6 também 2012, a diferença de preço gira em torno de R$ 5.000 a mais. Estamos falando de uma diferença de 10%, porém é um investimento que valerá a pena. 

Em segundo lugar na lista, Gilmar, colocaria o Citroën Grand C4 Picasso. O preço do monovolume, em especial usado, é muito convidativo. Esse é um dos males das marcas francesas, que sofrem com o preconceito no mercado de usados, resultando em alta desvalorização e baixa liquidez. O modelo, de quaquer forma, se destaca pelo excelente habitáculo, muito arrojado, amplo e confortável para 7 passageiros. A grande questão, assim como no caso do Freemont, esbarra no desempenho que deixa a desejar em especial quando roda carregado. O consumo, ao menos, é melhor no Grand C4 Picasso do que no Journey, com médias em torno de 7 km/l na cidade e 11 km/l na estrada sempre com gasolina. 

Assim como você adianta na pergunta, Gilmar, frente a opções tão boas como as reunidas aqui eu também deixaria de lado o Chevrolet Spin. Falta ao monovolume desde um acabamento melhor até mais eficiência de seu conjunto mecânico. 

Logo, Gilmar, recomendo a você considerar a compra do Dodge Journey se você prefere um modelo mais equilibrado em termos de desempenho. Caso o foco seja custo-benefício e a performance não é algo fundamental para você, o Citroën Grand C4 Picasso pode ser uma opção bem interessante.

Espero ter ajudado! 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios