Olá! Parabéns pelo site e pelo desprendimento para realizar esse serviço.Estava procurando um carro com tração traseira, câmbio manual, bom torque, bom acabamento e teto solar. Não encontrei nenhum. Das características acima, decidi abrir mão do teto solar. A escolha recaiu sobre uma M3 E92. O problema é que não conheço o historico do carro. Uma vez que a manutenção é cara, minha dúvida antes de fechar o negócio é que eu não sei aonde o bicho pega. Agradeço a ajuda! Muito obrigado!!! - pergunta enviada por Arthur Bolzam 

Arthur obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!

Optar pelo BMW M3 em sua quarta geração (E92) de fato será um modelo que vai lhe proporcionar bons momentos ao volante. Equipado com o bravo motor 4.0 V8 aspirado, o cupê (ou sedã, dependendo de sua escolha) com seus 420 cv proporcionam o verdadeiro desempenho que se espera de um esportivo. Claro que tudo isso aliado com a excelente construção mecânica e refinamento de projeto.

Em primeiro lugar, por mais óbvio que possa parecer, a primeira dica é desconfie dos preços muito baixos. Atualmente, quando buscamos, por exemplo, uma BMW M3 E92 2008/2009, o preço gira em torno de R$ 160.000. Se alguém tentar comercializar o modelo por cifras muito abaixo disso é bom desconfiar: talvez a ideia seja encobrir alguma falha mecânica ou danos com colisão, por exemplo.

Um detalhe que parece irrelevante, mas é bom ficar de olho no caso da M3 E92 é uma possível infiltração nos faróis, que pode deixá-los com um aspecto embaçado. Se você notar isso na unidade em que está pensando adquirir é bom evitar, uma vez que muitas vezes é necessário trocar o farol inteiro, reparo que não vai sair nada barato...

Outro ponto importante: evite qualquer unidade que foi turbinada ou recebeu algum outro tipo de sobrealimentação.

Geralmente o motor S65 não tem um relato de problemas crônicos. Alguns proprietários, contudo, em especial em mercados estrangeiros, relataram problemas envolvendo o conjunto de válvulas, facilmente perceptível uma vez que quando o motor é acionado o regime de rotações em marcha lenta cai para menos de 500 rpm e o propulsor começa a "engasgar". A falha geralmente aparece em torno dos 30.000 quilômetros rodados, portanto é bom ficar atento. Acione a partida e veja se o motor permenece em uma faixa de rotações constante em marcha lenta, funcionando de forma linear.

Por fim, se você pretende comprar uma unidade com o câmbio de dupla embreagem, procure andar com o carro e verifique se as trocas são rápidas e a transmissão não apresenta muita demora entre elas. Algumas unidades da M3 E92 com a caixa M-DCT apresentavam um problema onde as trocas de marchas tornavam-se lentas demais. A BMW procurou reparar o problema com uma atualização do software do conjunto, porém muitos donos continuaram reclamando que o problema persistia.

Fora isso, Arthur, basta ficar atento aos itens de costume ao adquirir um carro usado. Verifique se as manutenções foram feitas em dia, o estado geral do carro está preservado e ele não aparenta nenhum reparo na carroceria. Cheque também a documentação e se não há nenhuma pendência com relação a multas.

É isso, espero ter ajudado!

 

César Tizo |

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