Qual é a picape média flex mais econômica? Devo optar por ela ou uma picape diesel?

Leitor está em dúvida se compra uma picape média flex ou diesel e pediu nossa ajuda
Chevrolet S10 2021

Chevrolet S10 2021 | Imagem: Divulgação

Compensa adquirir picape média flex ao invés de comprar a Diesel? Qual a picape flex mais econômica? - pergunta enviada por Helio

Helio obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Hoje em dia a participação das picapes médias com motorização flex responde por aproximadamente 4% das vendas da categoria. Com isso, poucos modelos ainda contam com esse tipo de motorização em seus portfólios. De qualquer forma, as picapes médias flex ainda contam com uma procura elevada em especial em regiões onde a indústria da cana-de-açúcar é forte e o etanol conta com preços competitivos, além de figurarem como uma alternativa mais interessante para quem reside em centros urbanos. 

Começando pela parte objetiva de sua pergunta, a picape média flex mais econômica hoje em dia é a Chevrolet S10 com sua motorização 2.5 16V capaz de entregar até 206 cv e que mostra-se moderna e eficiente ao contar com injeção direta. 

Se considerarmos seus catálogos com cabine dupla, tração 4x4 e câmbio automático de 6 marchas, a S10 flex é capaz de alcançar parciais de até 7,4 km/l na cidade e 9 km/l na estrada com gasolina, valores que ficam em 5 e 7,2 km/l, respectivamente, com etanol. O modelo nessa configuração entrega um consumo energético de 2,79 MJ/km. 

Optar ou não por uma picape média flex creio que depende muito do seu perfil de uso. 

Se você não depende de rodar muito com o veículo e deseja uma picape apenas para usar em deslocamentos rodoviários eventuais, por exemplo, creio que aí sim seria de certa forma desnecessário você gastar muito mais em uma picape média diesel. Como dissemos no início da resposta, vale ponderar também se o preço do etanol é mais convidativo onde você reside.   

Porém, se a sua ideia é adquirir uma picape média para o uso cotidiano e você ainda percorrerá longas distâncias com o modelo, aí sim é muito mais recomendável considerar a compra de um modelo do segmento com propulsão diesel. 

Do ponto de vista comercial, é bom frisar, as picapes médias a diesel, em especial com tração 4x4 e câmbio automático, certamente vão oferecer muito mais liquidez (facilidade de revenda) no mercado de usados. Uma das consequências disso será a desvalorização mais comedida. 

Uma vantagem indireta da propulsão flex, apesar do maior consumo, é o custo de manutenção inferior. 

Logo, não há nenhum impedimento em optar por uma picape média flex, desde que ela se enquadre no tipo de uso que você fará com ela. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru