Qual hatch seminovo comprar na faixa de R$ 40.000?

Leitor está em dúvida entre Etios, up! TSI, Sandero, Fox, Onix, HB20 e Argo e pediu a ajuda do Guru
Compactos seminovos figuram na dúvida do leitor

Compactos seminovos figuram na dúvida do leitor | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Bom dia... Parabéns pelo seu excelente trabalho. Eu vou comprar um carro de até R$40.000,00 e estou com muitas dúvidas. Eu queria muito a sua opinião sobre os modelos que eu escolhi, são eles Etios 1.3x, Up TSI Move, Sandero 1.6 16v, Fox Confortiline 1.6, Onix LT 1.4, HB20 1.6 e o Argo 1.0, todos mecânicos. Minha dúvida é grande, eu queria também a sua opinião em relação a revenda, qual desses modelos tem uma maior valorização no momento de vender, isso é algo que me preocupa muito. Se você tiver uma outra sugestão que não sejam esses modelos seria ótimo ouvir sua opinião. Eu queria muito um automático mas só tenho até esse valor para comprar e estou priorizando quanto mais novo o carro melhor.Desde já a gradeço, muito obrigado - pergunta enviada por Roberto Filho 

Roberto obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Como sua pergunta envolve um amplo leque de modelos, tentarei ser o mais objetivo possível. 

Por essa razão recomendo a você dar especial atenção para o Volkswagen up! TSI e o Fiat Argo 1.0

Claro que a maior parte dos hatches que você cita na pergunta são modelos bons de mercado, como é o caso do Hyundai HB20, por exemplo, mas vale a pena olharmos para frente e levar em consideração que o HB20 e o Chevrolet Onix terão atualizações programadas para os próximos meses, sendo que o mesmo deve ocorrer com o Renault Sandero. O Toyota Etios sem o câmbio automático, por sua vez, perde grande apelo comercial. 

Com isso, o Fiat Argo 1.0, por ainda ser um carro recente, tem uma chance maior de preservar seu valor ao longo dos anos. O mesmo ocorre com o Volkswagen up! em especial com a motorização 1.0 TSI, um modelo que muita gente busca no mercado graças à combinação ímpar de desempenho com economia de combustível proporcionada por seu motor com turbo e injeção direta. 

Temos outro ponto convergente para Argo 1.0 e up! TSI: grande parte dos consumidores hoje em dia, mesmo no segmento de compactos, deseja um modelo automático. Como a dupla só oferece o câmbio manual de 5 marchas com a motorização em questão, os interessados nesses modelos no mercado de usados já sabem dessa característica, portanto a liquidez de Argo 1.0 e up! TSI não é tão comprometida como a dos demais modelos apresentados por você na pergunta. 

Já em uma análise envolvendo Argo e up! TSI, creio que é mais interessante partir para o hatch da Volkswagen. 

O up! tem um projeto muito interessante e moderno, com baixo custo de manutenção, reparabilidade e bom nível de segurança. O motor 1.0 TSI, como já foi dito, é a cereja do bolo no hatch, oferecendo desempenho digno (ou até melhor) do que o notado em motores 1.6 de aspiração natural, tudo isso combinado com um consumo muito baixo para o nível de desempenho que o up! TSI entrega. O modelo também conta com o controle de tração com esse motor, o que conta pontos para a segurança ativa. Além disso, o up! TSI traz de série os principais equipamentos de conforto, favorecendo sua reputação entre os usados. 

Por tudo isso, creio que ao optar pelo Volkswagen up! TSI você fará uma boa escolha. 

Espero ter ajudado! 

 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru