Boa tarde, antes de tudo, nossos mais sinceros parabéns pelo trabalho. Excelente.Nossa dúvida é quanto a aquisição do Nissan Kicks. Seria melhor comprar a versão PCD ou a versão sv ou sv pack plus com o desconto de fabrica e isenção de IPI? Isso levando em conta o investimento em acessórios na versão pcd e sobretudo a desvalorização e preço de revenda depois de alguns anos? - pergunta enviada por Pedro 

Pedro obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Sua questão é muito interessante uma vez que muitos consumidores PcD que estão aptos a realizar a compra com isenção muitas vezes podem se encontrar em momentos de uma dúvida parecida: vale mais a pena optar pela versão destinada para essa modalidade de compra ou fazer valer apenas o desconto do IPI, escolhendo uma configuração mais completa? 

Eu acho que devemos pesar várias questões nessa análise. 

Em primeiro lugar, no caso do Nissan Kicks, que conta com a versão S Direct CVT destinada ao público PcD, você será beneficiado com as isenções do IPI, do ICMS e de um tributo oneroso e que incide todo ano, no caso o IPVA, caso opte pela configuração citada aqui. 

Se você migrar para o Kicks SV ou o Kicks SV Pack Plus, será possível contar apenas com a isenção do IPI, mas você terá que arcar com o IPVA todo ano. Atenção: alguns Estados concedem a isenção do IPVA mesmo para carros acima de R$ 70.000, portanto, para o público em geral que está lendo esse texto, é bom buscar informações de acordo com a sua unidade federativa.  

Certamente o Kicks SV Pack Plus terá uma liquidez maior no futuro por contar com os principais equipamentos e recursos valorizados pelo consumidor do segmento, tais como o revestimento interno de couro, central multimídia, 6 airbags, entre outros. 

Em termos de desvalorização, como você coloca na pergunta, de acordo com dados da Fipe o Kicks S Direct CVT desvaloriza cerca de 10,5% após o primeiro ano de uso, enquanto o Kicks SV registra uma desvalorização de 14,7% no mesmo período, portanto ponto favorável para a opção PcD. 

O Kicks S Direct CVT só deve mesmo a central multimídia para se tornar mais completo, uma vez que já sai de fábrica com os controles de tração e estabilidade, piloto automático, rádio, trio elétrico, ar-condicionado, direção com assistência elétrica, apenas para citar os principais recursos.  

Mesmo que você tenha que arcar com o gasto extra em acessórios no caso do Kicks S Direct CVT, o valor não vai impactar tanto assim no bolso uma vez que você já vai comprar o carro com um valor muito competitivo frente aos demais catálogos. 

Logo, por beneficiá-lo sobretudo com um generoso abatimento tributário (ICMS + IPI) e ainda livrá-lo da despesa anual do IPVA, creio que, para quem vai realizar a compra com isenção, vale muito mais a pena optar pela configuração S Direct CVT no caso do Kicks. Se você considera que faltam equipamentos essenciais para você, será possível adquirir grande parte deles diretamente na concessionária. Pelo valor menor que você vai pagar no carro, os valores gastos com acessórios estarão mais do que amortizados só com o que você economizará em tributos. 

Por tudo isso, creio que ao optar pelo Kicks S Direct CVT você fará uma escolha mais sensata. 

Espero ter ajudado! 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios