Quando devo pensar em trocar de carro? Existe um tempo certo?

Leitor é dono de um Corolla 2017 desde novo e quer saber quando deve considerar a troca do carro
Toyota Corolla 2019

Toyota Corolla 2019 | Imagem: Divulgação

Olá César! Minha pergunta foge um pouco ás comparações entre carros. Tenho um Corolla XEi 16/17, meu desde zero km e em excelente estado. Acabei de fazer a revisão de 40.000km (a mais cara). A garantia do carro é ate 09/2019. Quando acha que teria que me preocupar em trocá-lo levando em conta as revisões em dia, o bom histórico, ausência de problemas maiores, preço de um carro novo...Obrigado pela ajuda e parabéns pelo site! - pergunta enviada por Breno 

Breno obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Sua questão é muito interessante uma vez que várias pessoas podem se questionar sobre o tema sem encontrar alguma referência para seguir. 

Em 2018, escrevi um especial em nosso site sobre o tema, abordando exatamente a pergunta se existe um momento certo ou ideal para trocar de carro. 

De acordo com vários especialistas ouvidos, desde engenheiros até especialistas em finanças pessoais, a constatação é que tudo depende em grande parte do estado do carro. Porém, Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros, nos explicou um ponto muito importante que deve ser levado em consideração para quem é dono de um automóvel. Segundo Domingos, o custo para se manter um veículo gira em torno de 2% ao mês em relação ao valor do carro no momento. Assim que o veículo completa 5 anos, esse percentual dobra, alcançando 4% ao mês na medida em que custos mais elevados de manutenção começam a aparecer, como a troca de pneus, amortecedores, entre outros. 

Logo, no seu caso, que possui um Toyota Corolla desde novo e está com a manutenção em dia, considerando que ele é modelo 2017 ainda será possível ficar com o carro por um bom tempo. 

Claro que também pesam alguns critérios subjetivos na hora de escolher o melhor momento para trocar de carro, uma vez que a tecnologia está avançando cada vez mais rápido e os carros ganham cada vez mais aprimoramentos em termos de conectivade e até mesmo eficiência energética, portanto é algo também a ser levado em conta. 

Mas em resumo, de uma maneira geral, pensando em especial no custo de propriedade creio que trocar o carro quando ele completa 5 anos de uso pode ser uma boa decisão. 

Espero ter ajudado!  

 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru