Quando vale a pena comprar um Virtus ou um Cronos?
Leitor está em dúvida entre os dois modelos e pediu a ajuda do Guru dos Carros

Fiat Cronos e Volkswagen Virtus | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação
Hoje qual é a melhor compra? O VW Virtus ou o Fiat Cronos - pergunta enviada por Orlando Brito
Orlando obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Creio que sua pergunta deve ser respondida de duas maneiras, no caso considerando duas faixas de valores.
Volkswagen Virtus e Fiat Cronos são, sem dúvida nenhuma, os mais modernos e alguns dos mais interessantes sedãs compactos/compactos-médios do mercado, porém cada um deles é mais interessante em faixas distintas do mercado.
Se você não quer gastar muito e aceita que seu próximo sedã seja manual, creio que é melhor optar pelas versões de entrada da gama Fiat Cronos. A opção Drive 1.3, atualmente tabelada em R$ 55.990, conta com um valor muito competitivo e já traz um bom conjunto de equipamentos de série, como a central multimídia, ar-condicionado, direção com assistência elétrica, computador de bordo, vidros e travas elétricas, dentre outros. O motor 1.3 da família Firefly também cai muito bem ao sedã e confere boa disposição ao modelo. Só o câmbio manual de 5 marchas que poderia oferecer engates mais curtos, porém de uma maneira geral o Cronos Drive 1.3 agrada.
É importante dizer também que o Cronos oferece uma interessante opção do ponto de vista do custo-benefício para aqueles que querem dar adeus ao pedal da embreagem, no caso a mesma Drive 1.3 porém com a transmissão automatizada GSR, que tem preço sugerido de R$ 60.990. Ela traz os principais equipamentos de conforto e segurança, com destaque para os controles de tração e estabilidade, e tudo o que a opção manual oferece, acrescentando também o start-stop. O recurso ajuda a economizar combustível sobretudo na cidade, porém vai um alerta importante: as transmissões robotizadas, como é o caso da GSR, são conhecidas pelos "soluços" a cada troca de marcha quando operam em Drive, o que custa muito em termos de conforto ao rodar, por isso elas pedem atenção. A Fiat fez um ótimo trabalho e melhora cada vez mais seus câmbios automatizados, porém elas ainda não são tão suaves quanto as caixas automáticas convencionais, CVT, dentre outras. Portanto, recomendo que você faça um bom test-drive para ver se você se acostuma com esse tipo de transmissão antes de fechar negócio.
Já se você está com o orçamento mais folgado, Orlando, e pode chegar na casa dos R$ 70.000, aí recomendo partir para o Volkswagen Virtus.
O Cronos até é competitivo nessa faixa de valor com sua versão Precision automática de R$ 69.990, porém o Volkswagen Virtus entrega um conjunto superior em sua configuração Comfortline hoje nas lojas por R$ 73.490.
Além do espaço interno superior graças ao entre-eixos maior e um excelente porta-malas de 521 litros, na mesma média do Cronos com seus 525 litros, o Virtus traz uma mecânica mais eficiente, com destaque para seu moderno 1.0 TSI. Com turbo e injeção direta, o propulsor é bem menor em termos de deslocamento do que o 1.8 presente no Cronos Precision e mesmo assim ainda consegue oferecer bem mais torque, no caso 20,4 kgfm contra 19,2 kgfm do Cronos 1.8. Em termos de consumo, o Virtus 1.0 TSI também é superior, com médias de até 11,2 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada, enquanto o Cronos 1.8 automático alcança parciais de até 10,3 e 13,3 km/l, respectivamente, considerando os dois modelos com gasolina.
O Virtus Comfortline é mais caro, porém além do conjunto mecânico e a própria concepção mais interessante da cabine (maior espaço interno em relação ao Cronos), o Volkswagen ainda conta com um pacote de equipamentos que se espera de um modelo nessa faixa de preço. Estão presentes o ar-condicionado, direção elétrica, central multimídia, sensor de estacionamento traseiro, computador de bordo, controles de estabilidade e tração com bloqueio eletrônico do diferencial, rodas de liga leve, dentre outros. Vale a pena destacar, por fim, que o Virtus Comfortline também conta com 4 airbags de série.
Logo, Orlando, respeitando essas diferenças de posicionamento entre os dois sedãs por faixas de preços creio que você estará fazendo um bom negócio.
Espero ter ajudado!