Ranger flex 2019, Outlander Sport ou um SUV compacto como o novo Creta?

Leitor deseja trocar seu Ford New Fiesta e pediu nossa análise
Ford Ranger, Mitsubishi Eclipse Cross e Hyundai Creta

Ford Ranger, Mitsubishi Eclipse Cross e Hyundai Creta | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Tenho atualmente um New Fiesta 2019 SE com 21.000 km rodados. Gostaria de adquirir um veículo maior. Seria um bom negócio a compra de uma Ranger Flex 2019 com 12.000 km ou um partir para um Outlander Sport, ou modelos similares como o Creta 2.0? - pergunta enviada por Nivaldo 

Nivaldo obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Começando pela Ford Ranger, creio que você deve ponderar se um modelo como uma picape média é, de fato, necessário para o seu perfil de uso. 

Se você roda muito em ambientes urbanos, por exemplo, estar ao volante de um veículo na casa de 5,30 m é uma tarefa que exige paciência tanto na hora de estacionar, bem como se deslocar por ruas mais estreitas. 

Além disso, quando estão apenas com  o motorista e sem nenhuma carga na caçamba, as picapes médias, por conta da estrutura de carroceria sobre chassi costumeiramente utilizada, não oferecem o mesmo conforto ao rodar e a dinâmica de um carro de passeio. 

É bom você ponderar ainda que o consumo de um modelo como a Ranger flex é alto, não por acaso as versões diesel de picapes médias tendem a ser as mais procuradas. 

Logo, se você busca um automóvel prático para o uso diário, creio que é mais interessante nos atermos aos outros dois SUVs que você cita na pergunta. 

Hoje em dia o novo Hyundai Creta em sua versão Ultimate é tabelado em R$ 161.390, enquanto o Mitsubishi Outlander Sport custa R$ 166.990 em seu catálogo de entrada HPE com tração dianteira. 

Sob o capô, os dois SUVs contam com motores 2.0 16V, ambos flex. O Mitsubishi opta por uma transmissão CVT, enquanto o Creta une uma caixa automática convencional de 6 marchas ao propulsor Smartstream. 

O Hyundai tem a vantagem do projeto bem mais recente, o que lhe confere itens de assistência à condução como o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo bem como o farol alto automático, todos ausentes no Mitsubishi. 

Vale ressaltar que, em relação ao ASX, o Outlander Sport conta apenas com um novo visual, preservando a mesma plataforma. 

O SUV de origem japonesa, entretanto, ainda traz alguns refinamentos técnicos, como a suspensão independente nas quatro rodas. 

Por conta de seu conjunto competente e o fato de trazer muito mais tecnologia a um preço equivalente, o Hyundai Creta Ultimate surge como a escolha mais sensata. 

O SUV compacto sul-coreano tem um rodar sólido e agradável, somado ao bom nível de espaço interno, porta-malas suficiente para o uso familiar (422 litros) e o habitáculo mais moderno se comparado ao Mitsubishi. 

Logo, creio que ao optar pelo Hyundai Creta você fará uma ótima escolha. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru