Migrando de um Onix 2020 para um SUV: qual modelo escolher?

Leitor está em dúvida entre Tracker, Creta, Captur, T-Cross e Nivus e pediu nossa análise
Chevrolet Onix 2020

Chevrolet Onix 2020 | Imagem: César Tizo

Olá, tudo bem? Atualmente possuo um Onix 2020 aspirado, porém, estou precisando trocar de veículo. Minha família está crescendo e a mala do Onix já não está sendo suficiente. Estou desejando uma SUV, por espaço interno e conforto, assim como a mala maior que o meu hatch. O grande problema é que estou bastante indeciso em qual opção escolher. Inicialmente pensei em ir de Tracker, porém fiquei bastante decepcionado com as alterações no carro 2022 (remoção de lanterna de neblina atrás me deixou bastante decepcionado), mas é inegável que há uma boa gama de equipamentos, além de ser um carro muito bonito externamente. Outro problema também é que trocar um Onix por um Tracker da a impressão de que não estou trocando de carro, pois internamente são carros extremamente parecidos. Ao fazer o test drive senti os freios da tracker meio "duros", e vi algumas avaliações mencionando que os freios não são legais. O Tracker também é um carro relativamente baixo para a categoria, não posso deixar de mencionar esse detalhe. Em seguida avaliei o novo Creta, na versão Platinum. Este me deixou bastante inclinado a adquirir (inclusive solicitei uma unidade, porém sem compromisso). Gostei bastante do acabamento interno, me passa a impressão de ser um carro premium. O console central também é muito bonito. Porém, este me decepciona por não ter um conjunto ótico full led (nesta versão), não ter frenagem automática de emergência e o motor ser um pouco mais fraco que os concorrentes diretos (Tracker, T-cross, captur e etc). Não posso deixar de mencionar a garantia de 5 anos (sem limite de km). Também temos alguns itens que não estão disponíveis na Tracker, como câmera 360º, freio a disco nas 4 rodas, freio de estacionamento eletrônico e auto-hold. O teste drive que realizei foi limitado, mas gostei muito da sensação de dirigir o carro. Estou inclinado a adquiri-lo mas estou com receio de me arrepender, levando em consideração o conjunto ótico e o motor um pouco mais "fraco". Por fim, me resta a Renault Captur. A Captur me deixa impressionado pelo motor (sendo o mais potente da categoria), mas internamente decepciona um pouco, não sinto uma sinergia no acabamento interno. Estou para realizar um test drive assim que possível para conhecer o carro, mas assistindo a reviews ele mostra ser bem espaçoso e possuir um porta malas grande. Me decepciona no carro ter apenas 4 bolsas de airbags e, assim como Tracker, ter freios a tambor nas rodas traseiras. Sobre os carros da VW (Nivus e T-Cross), internamente me agrada o acabamento, porém externamente não me sinto muito atraído pela estética. Ainda não realizei test drive em ambos, mas caso sejam veículos recomendados, posso realizar test drive. Gostaria de um auxílio para tomar uma boa decisão, levando em consideração que irei utilizar o carro nos próximos 4 anos e que a finalidade é conforto e espaço para minha família. Desde já agradeço! - pergunta enviada por Lucas 

Lucas obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Atualmente considero o Chevrolet Tracker e o Hyundai Creta duas excelentes pedidas no segmento de SUVs compactos por muitos dos motivos que você elencou. 

Apenas para emitir um posicionamento sobre os outros modelos, creio que, para quem busca mais espaço interno para a família já podemos deixar de lado o VW Nivus. Apesar do bom porta-malas para 415 litros, sua cabine amplamente derivada do Polo não se compara com a de um SUV compacto propriamente dito, como é o caso do próprio VW T-Cross. 

Por falar nele, creio que o modelo em seu catálogo Comfortline, assim como o Renault Captur Iconic, deixam a desejar no quesito custo-benefício se comparados ao Tracker Premier 1.0 e o Creta Platinum.

Apesar do VW ter recebido mais itens de série em sua linha 2022, como o piloto automático adaptativo e o alerta de colisão com frenagem autônoma, ainda faltam muitos itens para ele se equiparar aos representantes de Chevrolet e Hyundai. 

Alinhando o Tracker Premier 1.0 turbo (R$ 134.560) com o Creta Platinum (R$ 145.190), creio que, apesar da diferença de preço ser considerável, o Hyundai traz algumas vantagens importantes, como é o caso dos 5 anos de garantia, a presença da injeção direta em seu propulsor, tornando-o mais eficiente, além da comodidade do freio de estacionamento eletrônico.

Isso sem falar que o Creta oferece porta-malas maior em relação ao Tracker, no caso com 422 litros contra 393 litros do Chevrolet. 

Tanto no Tracker quanto no Creta encontramos o teto solar panorâmico, revestimento interno de couro, sistema de chave presencial, entre outros. 

De fato o Creta Platinum peca por não oferecer o alerta de colisão com frenagem autônoma, recurso de série no Tracker Premier. Enquanto o Hyundai oferece sistema de câmeras 360º, só o Chevrolet traz o assistente de estacionamento. 

Em termos de espaço interno, Creta e Tracker se equivalem, com interior confortável para 5 passageiros. 

Logo, por tudo que relatamos até aqui, creio que ao optar pelo Hyundai você fará uma ótima escolha. 

Espero ter ajudado! 

 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru