Recomendação de um SUV com tração integral para um casal sem filhos
Leitor quer trocar seu VW Polo atual e pediu a ajuda do Guru dos Carros

Qual carro escolher? | Imagem: Reprodução internet
Olá César, tudo bem? Sempre acompanho sua coluna e gostaria de uma ajuda, se possível. Possuo um Polo 200 TSI Comfortiline e estava pensando em trocá-lo por um SUV com tração 4x4. Lá em casa somos eu e minha esposa, sem filhos. A ideia seria de um carro mais robusto e alto para viagens longas e que permitisse realizar um off-road moderado. (Passear pelo Jalapão, por exemplo). Obrigado e parabéns pelo excelente trabalho. Abraço - pergunta enviada por Ruan
Ruan obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Considerando o seu desejo por um modelo com tração integral e a sua necessidade e perfil de uso, creio que vale a pena você focar sua escolha em modelos da linha Suzuki.
No momento, um modelo bem interessante reside no Vitara, que oferece em suas versões com motorização 1.4 turbo o sistema de tração integral AllGrip.
O Vitara pode não ser uma opção para famílias mais numerosas uma vez que o espaço para os ocupantes do banco traseiro não é dos melhores, bem como o porta-malas de 375 litros também não é seu principal atributo, por assim dizer. Porém, como no seu caso você utilizará o carro apenas com dois passageiros na maior parte do tempo, o Suzuki Vitara está de bom tamanho.
A favor do modelo, além da maior segurança ativa proporcionada pela tração integral, vale a pena realçar seu bom comportamento dinâmico e a eficiência do motor 1.4 turbo, que combina baixo consumo com ótimo nível de desempenho.
O Suzuki Vitara é um modelo caro, custando mais de R$ 120.000 com motor 1.4 turbo e tração integral, mas certamente vai lhe atender com competência se a sua ideia é combinar um modelo tão versátil para ir todo dia até o trabalho e encarar grandes aventuras no fim de semana.
Claro que uma alternativa ao Vitara pode ser o Jeep Renegade, mas, com tração integral, câmbio automático de 9 marchas e motor diesel, o Renegade exige um gasto financeiro bem maior, no mínimo de R$ 134.990 na opção Longitude 2.0 turbodiesel.
Vale a pena destacar também que a Suzuki vai oferecer a partir do fim deste mês o Jimny Sierra no Brasil. O modelo estreia a nova geração do Jimny por aqui e trará uma profunda evolução para o modelo, como a chegada do câmbio automático e uma cabine mais moderna e com equipamentos de conforto até então ausentes no sempre simpático jipinho.
O Jimny Sierra não deverá ter um preço tão elevado quanto o Vitara com tração integral, porém vale a pena destacar que o Jimny Sierra é um modelo bem mais "parrudo", com uma construção de carroceria sobre chassi e voltado a um uso off-road mais intenso. Um "jipe raíz", o jipe da Suzuki pode ser uma alternativa interessante caso você não se importe com um interior mais acanhado em termos de espaço e a quase ausência de porta-malas. Ele não tem um rodar tão confortável quanto o Vitara, mas sobra vitalidade para o uso fora-de-estrada e certamente você poderá realizar a trilha que desejar a bordo do modelo.
Espero ter ajudado!