Recomendação de veículo 4x4, de preferência diesel, com boa área para bagagens

Leitor deseja um veículo para utilizar em viagens e pediu nossa orientação
Leitor deseja um modelo 4x4, de preferência diesel, para percorrer longas distâncias

Leitor deseja um modelo 4x4, de preferência diesel, para percorrer longas distâncias | Imagem: Divulgação

Prezado Guru, parabéns pelo ótimo trabalho que realiza! Sempre acompanho sua análises e hoje gostaria de pedir sua ajuda.Eu e minha esposa gostamos muito de viajar de carro. Não temos filhos, mas sempre levamos muita bagagem. Imaginamos comprar um SUV (ou FIAT Toro) 4x4, de preferência diesel, novo ou usado, até uns R$ 170.000,00. O 4x4 seria para dar mais segurança ao dirigir e nos permitir acessar alguns trechos de estrada de terra que um carro convencional não poderia. Você poderia indicar alguns modelos? Muito obrigado e sucesso sempre! - pergunta enviada por Renato

Renato obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Desde já agradeço pela audiência e os elogios, conto sempre com sua participação! 

Renato a análise realizada por você e sua esposa é precisa e, considerando o perfil de uso, é sempre melhor estar preparado a bordo de um carro 4x4 para encarar diferentes tipos de vias. 

Tomando como base o pedido de vocês por um veículo capaz de transportar um bom volume de bagagens, talvez seria interessante vocês levarem conta a aquisição de uma Fiat Toro Ultra. 

O grande trunfo da picape compacta-média é que sua cobertura rígida na caçamba confere a ela um "porta-malas" que nenhum outro SUV é capaz de superar. Apenas levando em conta a capacidade volumétrica da área de carga da Toro, a picape é capaz de transportar 820 litros de bagagens. Estamos falando, apenas como comparação, do dobro do porta-malas de um Compass (410 litros). 

É importante deixar claro, e a Fiat faz questão de frisar, que apesar da cobertura rígida conferir proteção superior às bagagens na caçamba, a solução não garante um nível de estanqueidade perfeita como observamos em um porta-malas de um automóvel tradicional. Logo, eventualmente, poderá entrar um pouco de água no compartimento de carga, portanto é bom ter isso em mente. 

Bem projetada, a cobertura rígida da caçamba da Toro Ultra também é removível, o que permite transportar objetos mais altos e volumosos caso ocorra essa necessidade. 

Por fim, temos na versão topo de linha da Toro, hoje tabelada em R$ 175 mil, a eficiência do motor diesel associado ao câmbio automático de 9 marchas. O conjunto oferece alcance superior à picape, bem como médias camaradas de consumo e um baixo custo/km. Logo, é o veículo ideal para percorrer longas distâncias. 

Provavelmente a Fiat Toro deverá receber um facelift em 2021 trazendo algumas mudanças estéticas pontuais para a picape, como uma revisão discreta no design dianteiro e provalvelmente a inclusão de uma central multimídia mais sofisticada. Para quem deseja o modelo com motorização bicombustível, uma ótima novidade deverá ser a introdução do motor 1.3 turbo flex na gama. As opções diesel, provavelmente, deverão seguir sem mudanças significativas na mecânica. Ainda não sabemos quando a atualização da picape ocorrerá, mas, caso vocês queiram ficar com um modelo mais atual na garagem, talvez seja interessante esperar para realizar a compra da picape ao longo do primeiro semestre do ano que vem, período que apostamos contemplar a estreia da novidade no mercado. 

Espero ter ajudado! 

 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru