Renault Captur: comprar a 2.0 ou a 1.6 CVT?

Leitor deseja optar pelo SUV em questão e pediu a sugestão do Guru dos Carros
Renault Captur 2018

Renault Captur 2018 | Imagem: Divulgação

Olá Guru dos carros! Tenho uma Duster 2.0 automática e pretendo trocar por um Captur. Mas agora, por qual optar? Por um 1.6 CVT com um motor que fica um pouco a desejar, ou por um 2.0 AT com um câmbio ultrapassado de 4 velocidades mas que responde bem nas retomadas e ultrapassagens? O mesmo que equipa a minha boa e velha companheira Duster? Abraços, obrigado! - pergunta enviada por Matheus

Matheus obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!

Creio que entre as opções que figuram hoje no catálogo da Renault Captur, vale mais a pena optar pela configuração 1.6 16V com a transmissão automática CVT.

A tendência é que a Renault descontinue a produção do motor 2.0 16V no máximo até o fim de 2020 devido à falta de eficiência do propulsor, o que resulta em alto consumo e nível de emissões, em especial em conjunto com o já defasado câmbio automático de 4 marchas. Ele será substituído por um interessante propulsor 1.3 turbo trabalhando em conjunto com uma caixa de dupla embreagem, sendo que a dupla deverá conferir excelente nível de desempenho e consumo aceitável nos modelos em que equipar.

Por isso, creio que no momento é mais interessante você optar pelo Captur em sua configuração intermediária 1.6 CVT. Em termos de desempenho você não sentirá tanta diferença assim a favor do motor 2.0 (o câmbio de 4 marchas limita muito a performance no caso do Captur), sendo que a vantagem é um consumo mais comedido a favor do Captur CVT.

Se você tiver paciência e não precisar trocar de carro tão brevemente, talvez uma saída seria esperar a atualização da gama de motores da Renault. O motor 1.3 turbo deverá estrear no mais tardar entre o fim de 2020 e o começo de 2021, porém, apesar da espera ser longa, para quem gosta de modelos como o Duster e a Captur a espera promete ser recompensada com um conjunto mecânico muito interessante.

Espero ter ajudado!

 
 
Renault Captur 2018
 
Renault Captur 2018
Renault Captur 2018
Renault Captur 2018
 
Renault Captur 2018
Renault Captur 2018
Renault Captur 2018
 
Renault Captur 2018
Renault Captur 2018
Renault Captur 2018
 
Renault Captur 2018
Renault Captur 2018
 
 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru