Renault Sandero Stepway, Chevrolet Cobalt ou partir para outro modelo?

Nosso leitor precisa escolher um carro para o pai adquirir com isenção e pediu a ajuda do Guru dos Carros
Renault Duster CVT

Renault Duster CVT | Imagem: Divulgação

Olá César, tudo bem?Procurando um carro para meu pai com isenção, gostaria de uma sugestão/ajuda.Ele vai todos os finais de semana para a parte serrana onde tem uma chacará.Estava pensando no Renault Sandero Stepway com esse novo motor SCE de 115/118 cv, por outro lado, meu pai se encantou também com o Chevrolet Cobalt, que seria mais urbano; daria pena andar com ele 5 km de estrada de chão até a chacará.Vi o HB20X, mas o espaço dele atrás é que pega e a regulagem "funcional" do acento do motorista.Help me! rs Obrigado - pergunta enviada por Leandro Rios 

Leandro obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Como você menciona a compra com isenção, creio que você deverá optar por um modelo automático, correto? 

Se assim for, já recomendo descartar o Renault Sandero Stepway. O motor 1.6 SCe caiu muito bem ao modelo, é eficiente, econômico e confere bom desempenho ao hatch. A altura em relação ao solo ligeiramente maior dessa versão também pode atender as necessidades do seu pai, porém a grande questão do Sandero Stepway diz respeito ao câmbio automatizado EasyR. Esse tipo de transmissão está longe de oferecer o mesmo nível de conforto que uma caixa automática convencional pela própria limitação do sistema e seus "soluços" a cada troca de marcha. O comportamento em questão nas trocas afeta consideravelmente o conforto ao rodar e por esse motivo não é um modelo que recomendo. 

O Chevrolet Cobalt, por sua vez, tem no bom porta-malas seu grande apelo, mas o conjunto mecânico deve muito em eficiência sobretudo pela presença do já arcaico motor 1.8. Passou da hora da GM substituir esse propulsor na linha Cobalt e Spin. O câmbio automático de 6 marchas bem que se esforça, mas o motor 1.8 não consegue entregar bom desempenho e o baixo consumo que se espera de um modelo atual. 

Logo, Leandro, gostaria de apresentar a você e seu pai duas alternativas interessantes. 

Ainda na própria linha Renault, o próprio Duster automático CVT desponta como uma opção interessante para o tipo de uso que seu pai vai fazer. Por se tratar de um SUV compacto, ele oferece altura em relação ao solo maior que os hatches ou sedãs, bom espaço interno e porta-malas generoso. O conjunto mecânico é bem melhor que o do Sandero Stepway, já que o Duster voltado ao público PCD conta com o propulsor 1.6 SCe trabalhando em conjunto com uma caixa automática CVT, tipo de transmissão que é uma das mais eficientes do mercado.

O preço do Duster CVT após as isenções também é muito competitivo, com valor sugerido de R$ 45.902. O bom do Duster Authentique 1.6 CVT é que ele conta com os controles de tração e estabilidade, oferecendo portanto uma segurança extra para os passageiros, e ainda engloba nesse valor itens como as rodas de liga leve aro 16", alarme, dentre outros. 

Logo, ao optar pelo SUV de entrada da Renault creio que você e seu pai farão uma aquisição mais interessante em relação ao Sandero Stepway ou o Chevrolet Cobalt. 

Espero ter ajudado! 

 
 
Renault Duster CVT
 
Renault Duster CVT
Renault Duster CVT
Renault Duster CVT
 
Renault Duster CVT
Renault Duster CVT
 
 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru