Boa noite. Sou deficiente físico e moro no interior de MG. Possuo o Chevrolet Prisma LTZ 1.4 automático, modelo 2014/2015, que pretendo trocar por outro sedan. Por ser cadeirante, viajar com a família e carregar instrumentos musicais (teclado), preciso de um carro automático, com um bom porta-malas, espaço interno e banco traseiro bipartido. Infelizmente o Estado de MG alterou as regras de isenção de ICMS, impedindo a venda de carros com versões exclusivas para pcd, o que limitou as opções. Além disso, na minha cidade só existe uma concessionária FIAT, FORD, VW. Dentre essas marcas não consegui nenhuma opção interessante. Há também concessionárias Chevrolet, Hyundai, Honda, Nissan e Toyota a uma distância de 150Km. O Prisma seria novamente a minha escolha se não tivesse perdido o banco traseiro bipartido. Diante disso, estou em dúvida entre: Chevrolet Cobalt, Toyota Etios e Nissan Versa. Assim, qual destes é o melhor? Tem outras sugestões? Desde já agradeço - pergunta enviada por Jeferson Neves 

Jeferson obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

De fato essa nova regra adotada pelo Estado de Minas Gerais é difícil de compreender e parece que foi adotada apenas para ser mais um passo na ampla burocracia que as pessoas com deficiência (PCD) já precisam lidar para ter seu direito a realizar a compra com isenção. Mas enfim, vamos procurar o sedã que lhe atenda da melhor maneira possível. 

Pelo "conjunto da obra", Jeferson, recomendo a você ficar entre o Nissan Versa e o Toyota Etios Sedã. O Chevrolet Cobalt é um modelo espaçoso e com bom porta-malas, porém o sedã fica devendo quando o assunto é eficiência. Apesar do consumo menor graças a alguns aprimoramentos feitos pela GM, falta um desempenho mais interessante ao Cobalt. Seu motor 1.8 também já está defasado frente aos concorrentes diretos. 

A bordo do Nissan Versa e do Toyota Etios Sedã, você encontrará motores bem mais modernos, com cabeçotes de 4 válvulas por cilindro com comando variável, recurso ausente no Cobalt. Além disso, os propulsores de Versa e Etios Sedã entregam um compromisso bem mais interessante entre baixo consumo e bom desempenho, bem coerente com a proposta de cada um. 

Como eu vejo que um bom porta-malas é uma característica fundamental para você, já que precisa acomodar ali sua cadeira de rodas e o teclado, um instrumento de grande porte, creio que o Toyota Etios Sedã desponte como a opção recomendada para você

O Toyota tem a vantagem do porta-malas mais generoso, com 562 litros de capacidade contra 460 litros do Nissan, portanto uma grande diferença de 102 litros. O Versa se destaca pelo espaço traseiro invejável que proporciona os ocupantes da segunda fileira de assentos, porém o Etios Sedã não deixa a desejar nesse aspecto, acomodando com conforto sua família. 

Por tudo isso, creio que ao optar pelo Toyota Etios Sedã você terá na garagem um carro que atenderá melhor suas necessidades. 

Espero ter ajudado! 

 
 
Toyota Etios Sedã 2017
 
Toyota Etios Sedã 2017
Toyota Etios Sedã 2017
Toyota Etios Sedã 2017
 
Toyota Etios Sedã 2017
Toyota Etios Sedã 2017
Toyota Etios Sedã 2017
 
Toyota Etios Sedã 2017
Toyota Etios Sedã 2017
Toyota Etios Sedã 2017
 
Toyota Etios Sedã 2017
Toyota Etios Sedã 2017
Toyota Etios Sedã 2018
 
Toyota Etios Sedã 2018
Toyota Etios Sedã 2018
Toyota Etios Sedã 2018
 
Toyota Etios Sedã 2018
Toyota Etios Sedã 2018
 
 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios