Sedã para trabalho: Onix Joy Plus ou um Fiat Grand Siena?

Leitor quer um modelo de manutenção barata e econômico e deseja nossa aconselhamento para a compra
Chevrolet Onix Joy Plus e Fiat Grand Siena

Chevrolet Onix Joy Plus e Fiat Grand Siena | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Preciso de um sedã que vai rodar para trabalho. Não quero câmbio automático e como vai rodar muito em estrada, preciso de economia no consumo e manutenção barata. A minha dúvida está entre o Fiat Grand Siena e o Onix Joy (Prisma). Qual é a melhor opção? - pergunta enviada por Wagner

Wagner muito obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Você está em dúvida entre duas excelentes opções para quem deseja um sedã voltado ao trabalho, com baixo custo de manutenção, valor de aquisição competitivo e conjuntos mecânicos eficientes. 

Entre os dois modelos, recomendo a você optar pelo Chevrolet Onix Joy Plus, nome adotado a partir de agora pelo Prisma Joy. 

Em primeiro lugar, o sedã compacto da Chevrolet conta com um consumo extremamente baixo e bem melhor em relação ao Fiat Grand Siena. Segundo as medições oficiais, o Onix Joy Plus é capaz de alcançar médias de até 12,9 km/l na cidade e 15,6 km/l na estrada utilizando gasolina nos dois casos. O Fiat Grand Siena, seja com motor 1.0 ou 1.4, fica em parciais na casa de 11,2 e 13,5 km/l, respectivamente. 

Em especial para você que vai rodar muito em estrada, o Onix Joy Plus tem um atributo favorável que é o câmbio manual de 6 marchas. A relação extra ajuda a fazer com que o motor trabalhe em um regime de rotações mais baixo quando o automóvel trafega em velocidades constantes, o que se reflete em uma maior economia de combustível. 

Vale a pena destacar que o Fiat Grand Siena tem uma vantagem competitiva que é o fato de poder sair de fábrica preparado para rodar com GNV, o que pode ser uma vantagem competitiva dependendo dos preços dos combustíveis em sua região. 

De qualquer forma, além do conjunto mecânico mais eficiente, o Onix Joy Plus ainda oferece uma cabine adequada para cinco passageiros e um bom porta-malas com capacidade para 500 litros de bagagem, volume semelhante ao do Grand Siena (520 litros). 

Pela proposta voltada ao baixo custo, tanto o Onix Joy Plus como o Grand Siena contam com custos de manutenção competitivos e semelhantes. 

Por tudo o que foi dito, creio que ao optar pelo Chevrolet Onix Joy Plus 2020 você fará uma ótima escolha. 

Espero ter ajudado! 

 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru