Todos com câmbio manual: Toyota Etios, Fiat Cronos ou VW Virtus?

Leitor pede também por alternativas ao trio e deseja nossa análise completa
Fiat Cronos, Toyota Etios Sedã e Volkswagen Virtus

Fiat Cronos, Toyota Etios Sedã e Volkswagen Virtus | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Bom dia César. Primeiramente parabenizo pelo excelente trabalho levando informação e auxiliando os leitores.Pretendo trocar meu carro atual (Corsa hatch 1.4) em um sedan compacto seminovo, para ter mais conforto pra andar no dia a dia e viajar com minha família (esposa e 1 filho).Tenho a intenção de ficar com o carro por 4 ou 5 anos, sendo que rodo por volta de 1.100 km por mês (60 cidade e restante rodovia).Busco um carro que tenha uma relação interessante entre desempenho, economia e confiabilidade.Algumas opções que andei pesquisando são Etios sedan manual, Cronos Drive manual e Virtus MSI manual. Sugere incluir algum outro modelo na lista?Pensando na provável saída de linha do Etios, acha interessante aguardar para adquirir as unidades zero km com os descontos que são dados nos modelos que restam no estoque da concessionária?Agradeço desde já pela atenção. Abraço - pergunta enviada por Everton  

Everton obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Desde já agradeço pelos elogios e por acompanhar nosso trabalho, contamos sempre com a sua audiência por aqui! 

Everton em primeiro lugar vale a pena destacar sua escolha de modelos, bem diversa e reunindo carros com atributos distintos. 

Começando a resposta de uma maneira objetiva, logo de cara eu já descartaria o Fiat Cronos como uma opção. Apesar do projeto recente e o bom motor 1.3, o modelo fica devendo os importantes controles de tração e estabilidade. A dupla de segurança ativa é extremamente importante para evitar acidentes mais graves e recomendo sempre optar por veículos com a tecnologia. 

Nesse contexto, o Toyota Etios Sedã desponta como uma excelente pedida. Seu custo-benefício é um dos mais competitivos do segmento e ele traz os controles de tração e estabilidade como itens de série em todas as versões. Recomendo a você considerar a aquisição do modelo na versão X Plus, que é tabelada em R$ 66.790 com câmbio manual. Ela é mais interessante dentro da gama uma vez que recebeu em sua linha 2021 a central multimídia com os sistemas de espelhamento Apple CarPlay e Android Auto. Além do recurso, o Etios Sedã X Plus manual conta com ar-condicionado, trio elétrico, rodas de liga leve aro 15", entre outros recursos. É um pacote bastante equilibrado considerado seu preço. 

O Etios Sedã tem a seu favor o amplo porta-malas para 562 litros e seu conjunto mecânico também é muito eficiente, com destaque para a presença do câmbio manual de 6 marchas, o que ajuda a reduzir o consumo sobretudo no uso rodoviário. 

O Volkswagen Virtus sem dúvida traz um excelente projeto. Moderno e com uma reconhecida integridade estrutural, ele também conta com um design mais envolvente em relação ao Etios Sedã. A grande questão é que o Virtus torna-se muito caro ao ser tabelado em R$ 74.950 na versão 1.6 MSI manual. O Virtus também conta com os controles de tração e estabilidade e recebe o sensor de estacionamento traseiro como um item adicional em relação ao Etios Sedã citado aqui.

Na relação entre o VW e o Toyota, acredito que só vale a pena você pagar a diferença para o Virtus caso a questão do design e da modernidade de projeto sejam prerrogativas importantes para você. 

Como você me pede uma alternativa para considerar em suas pesquisas, creio que vale a pena você dedicar também uma atenção para o Chevrolet Onix Plus. 

Por cerca de R$ 68 mil, portanto um valor muito competitivo, você consegue estacionar na garagem de casa o Onix Plus na configuração LT Turbo manual. Nessa configuração ele é uma das melhores pedidas entre todos os modelos que analisamos aqui. Completo, ele conta com central multimídia, sensor de estacionamento, rodas de liga leve e a segurança adicional dos 6 airbags de série em complemento aos controles de tração e estabilidade. 

Com motor 1.0 turbo sob o capô, o Onix Plus destaca-se em desempenho na comparação com todos os outros sedans apresentados aqui e ainda é um dos mais econômicos do segmento. 

Logo, dos três modelos que você trouxe em sua pergunta, creio que o Toyota Etios Sedã é a escolha mais racional. Caso você esteja aberto a alternativas, o Chevrolet Onix Plus LT 1.0 Turbo manual é um modelo altamente recomendável. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru