Sedans médios: Kia Cerato EX ou um Nissan Sentra SV?

Leitor está em dúvida entre os dois sedans na faixa de R$ 100 mil e pediu nossa análise
Nissan Sentra e Kia Cerato

Nissan Sentra e Kia Cerato | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Olá Guru, uma opção entre sedãs médios, novo Kia Cerato E.473 por R$ 96.990, ou comprar um Nissan Sentra SV pelo mesmo valor? Acho o Cerato mais bonito, mas o Sentra parece ser interessante também! - pergunta enviada por Felipe

Felipe obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Muito boa a pergunta enviada por você já que nos permite analisar dois sedans médios com participação discreta em vendas no segmento, mas que oferecem bons conjuntos. 

Tanto o Kia Cerato em sua quarta e mais recente geração como o Nissan Sentra atual são automóveis bem equivalentes em vários aspectos. Começando pelas dimensões, por exemplo, ambos contam com 2,70 m de entre-eixos e comprimento ligeiramente acima dos 4,60 m. O porta-malas de ambos são bem generosos na capacidade volumétrica, com o Sentra armazenando até 503 litros de bagagens e o Cerato podendo receber 520 litros no compartimento. 

Tanto o Sentra como o Cerato chegam ao mercado somente com motores 2.0 16V flex de aspiração natural, sendo que o do Cerato entrega até 167 cv quando abastecido com etanol e o Sentra registra 140 cv de potência máxima. Uma diferença mais significativa é que o representante da Nissan adota uma transmissão automática do tipo CVT, enquanto o concorrente da Kia opta por uma caixa automática convencional de 6 marchas.

Com uma qualidade de rodar equivalente, cabines amplas e confortáveis e hoje custando praticamente o mesmo preço, o que pode ser um bom balizador para definirmos a escolha entre um dos dois sedans é a lista de itens de série, ponto em que o Sentra se sobressai. 

Ao considerarmos os catálogos EX (E.473) para o Cerato e SV para o Sentra, temos no Nissan alguns diferenciais importantes como a presença do ar-condicionado automático digital com 2 zonas de atuação, o sistema de chave presencial, rodas de liga leve aro 17 e sensor de estacionamento. Alguns dos recursos citados podem ser encontrados no Cerato topo de linha, porém será necessário gastar mais. 

Logo, em especial por conta do custo-benefício, creio que o Nissan Sentra é uma pedida mais interessante. Vale a pena destacar que a nova geração do sedan deverá ser lançada por aqui no ano que vem trazendo grandes evoluções no design e no nível de acabamento interno, apesar de manter a mesma base mecânica. É importante você colocar isso na balança caso deseje um modelo mais atualizado na garagem de casa. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru