Sedans usados: Cruze LT ou um Jetta Comfortline 2.0 flex?

Leitor está em dúvida entre os dois sedans com mais de 5 anos de uso e pediu a ajuda do Guru dos Carros
Volkswagen Jetta e Chevrolet Cruze

Volkswagen Jetta e Chevrolet Cruze | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

E ai César blz! Eu novamente kk! Agora a duvida pra comparativo entre o Chevrolet Cruze LT 12 ou 13 e o Volkswagen Jetta 2.0 comfortline! Estou em duvida quanto ao desempenho economia por ser 2.0 mas com somente 120cv contra 140 do cruze itens de seguranca , parte interna e o conjunto etc! Muito obrigado guruuuu - pergunta enviada por Ivalmir Kersul 

Ivalmir obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

De fato o Volkswagen Jetta Comfortline com sua motorização 2.0 flex aspirada de 120 cv sempre foi um carro polêmico ao manter, nessa versão, o mesmo conjunto mecânico do antecessor Bora. De qualquer forma, apesar do Chevrolet Cruze oferecer um propulsor mais moderno, no caso o 1.8 16V com até 144 cv com etanol, os dois modelos são bem equivalente em termos de desempenho. 

A aceleração de 0 a 100 km/h nos dois sedans é efetuada na casa de 11,5 segundos e até o consumo não é muito diferente entre um e outro, com o Jetta 2.0 flex aspirado alcançando parciais de 8,5 km/l na cidade e 12 km/l na estrada com gasolina, números similares aos do Cruze 1.8 automático. 

Apesar da potência menor, vale a pena destacar que o Jetta 2.0 flex é um pouco mais leve (1346 kg) em relação ao Cruze LT 1.8 automático (1424 kg), o que ajuda a explicar porque o Chevrolet mesmo com um motor mais moderno e potente não se destaca tanto assim em relação ao VW. 

Dinamicamente o comportamento dos dois também é parecido, com a ressalva de que o acerto de suspensão do Cruze é um tanto quanto rígido demais, o que requer atenção. O Jetta, por sua vez, oferece um rodar mais confortável. 

Na parte interna, o Jetta mostra-se um carro um pouco mais datado em relação ao Cruze de primeira geração, mas em ambos você encontrará um bom nível de equipamentos, com destaque para a presença dos controles de tração e estabilidade, 4 airbags, rádio, entre outros. O Jetta Comfortline ainda se destaca pela presença dos sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva e outros. 

Além de oferecer uma cabine ampla e confortável para 4 adultos, o Jetta ainda tem um porta-malas ligeiramente maior que o do Cruze, com 510 litros contra 450 litros do Chevrolet. 

Por tudo isso, creio que ao optar pelo Volkswagen Jetta Comfortline você levará um carro bem racional para a casa, mas que entrega tudo o que se espera de um sedan médio. 

Espero ter ajudado!  

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru