Sedãs estão com os dias contados?

Leitor está em dúvida se deve comprar um três volumes ou um SUV e pediu nossa análise
Honda Civic

Honda Civic | Imagem: Divulgação

Sedãs estão com os dias contados? Comprar sedã ou SUV? - pergunta enviada por Eduardo 

Eduardo obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Enquanto minivans, station wagons e hatches médios foram atropelados pelos SUVs no Brasil, é fato que os sedãs ainda conseguem ser resilientes frente ao avanço dos utilitários esportivos. 

Talvez pelo estilo único desse tipo de carroceria, é provável que os três volumes conseguirão permanecer firmes por um bom tempo como alternativas aos SUVs. Favorece também aos sedãs a proposta de condução mais envolvente e, em alguns casos, até mais esportiva do que muitos utilitários esportivos. 

Além disso, os sedãs compactos conseguem, na maioria das vezes, oferecer compromisso entre espaço interno, porta-malas/volume disponível para bagagens e custo-benefício superiores na comparação com o que é entregue pelos SUVs. 

Por isso, creio que ainda resta bastante espaço para os sedãs tanto aqui no Brasil como ao redor do mundo. 

Logo, você deve balizar sua escolha muito mais de acordo com suas preferências do que tomando por base movimentações de mercado. 

Basta notar que diversas marcas seguem investindo no segmento de sedãs e, antes dos impactos da pandemia, o Chevrolet Onix Plus se consolidava como um dos carros mais vendidos do Brasil, assim como o sedã médio Toyota Corolla. 

É claro que já ocorre uma migração de parte do público dos sedãs para os SUVs, como notamos após a estreia do Toyota Corolla Cross, o que confere mais liquidez aos utilitários esportivos. 

De qualquer forma, pelos motivos citados anteriormente, a tendência é que os sedãs ainda contem com uma sobrevida nos próximos anos. Aqui no Brasil, por exemplo, a Honda lançará por volta do fim deste ano a nova geração do City, enquanto Volkswagen e Chevrolet deverão seguir investindo em produtos como Virtus e Onix Plus. 

Logo, se você tem preferência por sedãs, ainda vale a pena sim optar por eles. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru