Segundo carro para utilizar em trilhas: Renegade 2016, TR4 2015 ou um Grand Vitara 2015?

Leitor deseja um segundo carro para usar por estradas de terra e pediu nossa ajuda
Jeep Renegade, Mitsubishi TR4 e Suzuki Grand Vitara

Jeep Renegade, Mitsubishi TR4 e Suzuki Grand Vitara | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Olá, atualmente eu tenho um Honda Fit Twist 2014, carro excepcional para o dia a dia e zero dor de cabeça, mas estou atrás de um segundo veículo para fazer pequenas viagens por estradas de terra e trilhas, e, ao mesmo tempo, quero algo compacto. Com um teto de R$ 60 mil disponível, estou considerando um Jeep Renegade Sport AT 2016, uma Pajero TR4 4X4 2015 ou um Suzuki Grand Vitara 4x4 2015, todos automáticos, destes, qual o melhor para percursos off-road de leve e média intensidade? - pergunta enviada por Rodrigo 

Rodrigo obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Assumindo que o Jeep Renegade citado por você na pergunta refere-se à versão Sport com motorização 1.8 flex, recomendo, entre as três opções apresentadas por você, optar pelo Suzuki Grand Vitara 2015. 

Apesar da participação de mercado discreta, o Suzuki conta com interessantes diferenciais técnicos. Um bom exemplo é a presença de suspensão independente nas quatro rodas, com layout multibraço no eixo traseiro. Além disso, ele é um dos raros SUVs compactos com opção de tração 4x4, algo importante se você vai realizar trilhas e trafegar por estradas não pavimentadas. O Renegade Sport flex, por sua vez, só conta com tração dianteira, portanto não seria a escolha ideal. 

O Mitsubishi Pajero TR4 traz um conjunto inegavelmente robusto e um sistema de tração 4x4 dos mais competentes, incluindo reduzida. Contudo, o espaço interno do modelo é algo que você precisa ponderar se ele atende suas necessidades de uso, uma vez que a área livre para os ocupantes da segunda fileira de assentos é mais restrita. Nesse ponto, o Grand Vitara oferece uma cabine mais confortável. 

Outra questão é que toda a robustez do TR4, incluindo a suspensão traseira por eixo rígido, cobra a conta na suavidade ao rodar e na estabilidade direcional, exigindo mais cautela na condução em velocidades superiores. O Grand Vitara já oferece um estilo de comportamento dinâmico próximo ao de um carro de passeio convencional. 

Tanto o Grand Vitara quanto o TR4 em suas configurações automáticas utilizam transmissões com 4 marchas, o que cobra a conta no elevado consumo e desempenho apenas mediano no Mitsubishi. O Grand Vitara também está longe de ser uma referência nesses dois pontos, contudo é um pouco superior em relação ao TR4. Enquanto o Mitsubishi demanda longos 15 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e alcança parciais de 6,8 km/l na cidade e 8,2 km/l na estrada com gasolina, o Grand Vitara 4x4 automático precisa de 13 segundos para completar a prova de desempenho e registra médias de 7,4 e 8,9 km/l, respectivamente, nas mesmas condições de uso. 

Logo, creio que ao optar pelo Suzuki Grand Vitara 4x4 você terá um bom segundo carro para um uso recreativo. Como estamos falando de uma unidade com cerca de 5 anos de uso, só fique atento ao estado geral do veículo, verifique se as manutenções estão e dia e a documentação está com tudo correto. 

Espero ter ajudado! 

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