Seminovos 2019: Renault Captur Life ou um Honda Fit LX?

Leitora está em dúvida entre o SUV e o monovolume e pediu nossa orientação
Honda Fit e Renault Captur

Honda Fit e Renault Captur | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Boa noite! Tenho um FIT 2012 bem rodado, é o terceiro FIT que eu tenho. Estou em dúvida entre duas opções para a troca, uma Captur Life 2018/2019 com 25000 km ou um Fit LX 2018/2019 com 20000 km. A Captur me enche os olhos por ser mais robusta mas o FIT é uma compra sem erro. Ao mesmo tempo estou um pouco cansada do FIT. A Captur tem 4 airbags e o FIT 2, o FIT tem multimídia e a Captur tem um painel bem simples. Pela NCAP o FIT é mais seguro do que a Captur. Ambas situações pegam o meu carro na troca, para comprar o FIT preciso colocar 7000 a mais que a Captur. Todos os carros que eu citei são automáticos. Antecipadamente agradeço a ajuda - pergunta enviada por Sandra 

Sandra obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

De fato chega um momento em que existe a vontade de mudar de marca e modelo e experimentar algum automóvel diferente. 

Como pontos positivos do Renault Captur podemos citar o amplo porta-malas de 437 litros e a própria concepção SUV, que rende ao modelo uma presença mais envolvente, além de maior altura em relação ao solo. Temos no Captur Life também um bom nível de equipamentos, com central multimídia capaz de espelhar smartphones, os 4 airbags que você cita na pergunta, entre outros itens. 

Vale destacar que o Honda Fit LX modelo 2019 não conta com central multimídia propriamente dita. O rádio original de série no monovolume oferece uma tela para exibir as imagens da câmera de ré, porém o aparelho como um todo é apenas um rádio com Bluetooth convencional. A não ser que o proprietário anterior do modelo instalou uma central multimídia como acessório. 

A favor do Honda, como você deve bem saber, pesam a eficiência mecânica e a versatilidade da cabine que, no caso do Fit, oferece um espaço interno que poucos modelos de mesmo porte do Honda são capazes de oferecer para 5 adultos. 

O Captur com motor 1.6 16V e câmbio automático CVT oferece, de longe, a melhor combinação técnica para o SUV, porém ele entrega consumo bem maior do que o Honda Fit até por conta do seu tamanho. É importante você colocar isso na balança. 

Olhando para o mercado como um todo, a diferença bem maior de preço que você terá que pagar no Honda Fit LX 2019 pode ser explicada pela ótima reputação que o monovolume tem no mercado, sendo um automóvel muito desejado por grande parte do público, o que favorece sua liquidez e controla a desvalorização. No caso do Renault, a depreciação é mais acentuada e sua liquidez também não acompanha o Fit. 

De uma forma objetiva, Sandra, creio que o Honda ainda oferece um conjunto e um projeto mais interessantes em relação ao Renault. O Fit é um carro extremamente bem concebido, o que lhe torna, ao mesmo tempo, um modelo muito competente sob diversos aspectos. Não há nada que desabone o Captur como uma alternativa caso você queira experimentar um SUV, porém você poderá sentir falta do consumo mais comedido do Honda e seu notável equilíbrio entre conforto, espaço interno e comodidade para o dia a dia. 

Espero ter ajudado! 

 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru