Seminovos: Chevrolet Cobalt LT 1.4 ou um Renault Logan 1.6?

Leitor está em dúvida entre os dois sedans compactos e pediu nossa ajuda
Chevrolet Cobalt e Renault Logan

Chevrolet Cobalt e Renault Logan | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Muito prazer Guru!!! Qual seria a melhor opção de compra de um semi-novo: Renault Logan 2019 1.6 ou Chevrolet Cobalt LT 1.4?Grato pela dica!!! - pergunta enviada por Alexandre 

Alexandre obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Os dois sedans que você selecionou oferecem como ponto em comum as cabines amplas e confortáveis para 5 pessoas e porta-malas muito bons, ambos superando, com folga, os 500 litros. 

Eu recomendaria a você escolher o Renault Logan por uma questão muito importante: a eficiência superior do conjunto mecânico. 

O Logan melhorou consideravelmente em termos de desempenho e economia quando recebeu o motor 1.6 16V da família SCe. Além das evoluções típicas de um propulsor moderno, como um sistema de gerenciamento mais eficiente para o alternador, duplo comando de válvulas variável na admissão, pistões e anéis com baixo atrito, entre outros pontos, conta a favor do Renault a presença do start-stop. Ao desligar o motor quando o veículo encontra-se parado, a tecnologia ajuda a reduzir consideravelmente o consumo urbano. No caso do Logan 1.6 SCe as médias podem alcançar 13 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada com gasolina, números, portanto, exemplares. 

O Cobalt com o propulsor 1.4 não deixa de ser econômico, contudo seu desempenho é inferior em relação ao Renault. Quando carregado com bagagens mais quatro ou cinco pessoas, o Cobalt 1.4 não terá muita desenvoltura nas acelerações e retomadas, sobretudo em trechos que ainda exigem mais potência e torque, como em uma subida de serra, por exemplo. 

Logo, creio que o Renault Logan 1.6 SCe é uma alternativa melhor e mais equilibrada em diversos aspectos. Além de preservar um interior e um porta-malas tão bons quanto os do Cobalt, o Renault traz um conjunto mecânico mais animador. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru