''Sou taxista. Devo comprar um carro automático?''

Confira a análise do Guru dos Carros para nosso leitor
Chevrolet Onix Plus 2020

Chevrolet Onix Plus 2020 | Imagem: Divulgação

Sou taxista, nunca trabalhei com câmbio automático, vou comprar um Chevrolet Onix Plus, qual vc me aconselharia, um mecânico ou automatico, tenho receio do último pelo custo de manutenção procede? - pergunta enviada por Sérgio

Sérgio obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Pelo menos na minha opinião, hoje em dia você pode comprar tranquilamente um carro automático, seja ele do tipo convencional, como é o caso do Chevrolet Onix Plus, seja ele CVT (relações continuamente variáveis), entre outros. 

As transmissões automáticas modernas são tão robustas quanto as caixas manuais, mérito da evolução dos materiais que as compõem, dos projetos em si e das tecnologias aplicadas até mesmo nos sistemas de gerenciamento eletrônico. 

Considerando no seu caso específico, que vai optar por um carro novo, você não terá custos de manutenção envolvendo especificamente o câmbio por um bom tempo. A única manutenção preventiva que essas caixas demandam é a verificação do nível do fluido da transmissão de acordo com o período solicitado pelo fabricante, algo que naturalmente será feito nas revisões obrigatórias. 

Em especial para quem trabalha muitas horas ao volante, o câmbio automático trará um ganho inegável no que diz respeito ao conforto. Em especial no anda e para dos centros urbanos e nos congestionamentos, certamente o ato de dirigir torna-se muito mais conveniente. 

Um fato que deve ser observado, sobretudo para maximizar seus ganhos, é que o câmbio automático só fica devendo quando o assunto é economia de combustível. Considerando o sedan com motor 1.0 turbo nos dois cenários, o modelo com a caixa manual é capaz de entregar médias de 13,7 km/l na cidade e 17 km/l na estrada, ambas com gasolina. Já com o câmbio automático, as parciais ficam em 12 e 15 km/l, respectivamente. Não são números ruins no caso do Onix Plus turbo automático, porém é nítido como o manual gasta bem menos combustível. 

Em resumo, Sérgio, nos atendo ao ponto levantado por você na pergunta, hoje você não precisa ter qualquer receio em adquirir um carro novo com câmbio automático por conta de custos de manutenção. Como mencionamos, hoje essas transmissões já evoluíram bastante e estão longe de qualquer fragilidade encontrada no passado. 

O conforto superior que o câmbio automático proporciona cobra sua conta no consumo, porém esse é um aspecto subjetivo que você precisará ponderar em sua escolha. Se o ato de lidar com o pedal de embreagem não é algo exaustivo para você, talvez o sedan manual já lhe atenda bem.  

De qualquer forma, hoje não existem quaisquer restrições em relação às caixas automáticas. 

Espero ter ajudado!  

 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru