Sugestão de 4x4 robusto para rodar mais na terra do que no asfalto

Leitor precisa de um modelo valente para transportar toda a família e pediu nossa recomendação
Dúvida sobre qual carro comprar

Dúvida sobre qual carro comprar | Imagem: Reprodução internet

Olá guru, preciso muito de sua ajuda. Tenho um Stepway 2016/17, pois moro na roça, as estradas são péssimas e ando muito mais em terra do que em asfalto, embora pegue 500 km de asfalto uma vez a cada 2 meses. Atualmente ele não está mais dando conta do recado. Penso em troca-lo por um carro mais alto, mais potente, confortável para família, 4x4, com bom porta malas, e o principal, com consumo e manutenção honesta. Estou pensando em 3 opções, com no máximo de 10 anos de uso: Reanult Duster, Pajero TR4, Suzuki Grand Vitara. Gostaria de trocar o atual em um desses inteirando uns 10 mil no máximo. Me ajuda, Guru! - pergunta enviada por Augusto

Augusto obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Entre os três modelos apresentados por você, recomendo especial atenção ao Mitsubishi Pajero TR4 e o Suzuki Grand Vitara. 

Os dois SUVs têm o conjunto estrutural mais condizente com seu perfil de uso, que precisa de um veículo valente para o uso fora do asfalto. 

No caso da Pajero TR4 você tem a vantagem de que o utilitário já foi produzido no Brasil, portanto existe um mercado de peças de reposição mais favorável. Além disso, é possível encontrar a TR4 com câmbio manual, o que confere ao modelo preço mais convidativo e consumo menor. 

A grande vantagem do Suzuki Grand Vitara, por sua vez, é que a cabine é mais confortável e espaçosa em relação ao Pajero TR4, além do porta-malas do Suzuki oferecer capacidade volumétrica superior. 

Se a sua família for relativamente grande, talvez o Suzuki seja uma escolha melhor. 

O Mitsubishi conta com carroceria sobre chassi e traz um parrudo sistema de tração 4x4 que engloba também reduzida.

O Grand Vitara, por sua vez, pode ser encontrado em configurações com tração traseira ou 4x4 e traz chassi integrado ao monobloco, o que favorece a robustez do SUV.

Por contar apenas com câmbio automático, o consumo do Suzuki é mais elevado, o que também é sentido no Pajero TR4 com o mesmo tipo de transmissão, é bom ressaltar.  

Logo, se você deseja consumo mais favorável, facilidade de manutenção e um legítimo modelo off-road, vale a pena optar pelo Mitsubishi Pajero TR4 manual.

Já se o espaço interno for algo primordial para você e o Mitsubishi lhe parecer um pouco acanhado, o Suzuki é uma excelente alternativa. 

Espero ter ajudado!

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru