Sugestão de alternativa aos SUVs que seja bom para o uso urbano bem como estradas de terra

Leitora deseja um modelo com as características acima e pediu nossa ajuda
Dúvida envolvendo SUVs

Dúvida envolvendo SUVs | Imagem: Reprodução internet

Sempre ouço falar do perfil do brasileiro para carros. As SUVs só fazem crescer de tamanho e de preço...Preciso de um carro que rode 80 em asfalto mas que não me impeça de pegar uma estrada rural , tanto pela altura do solo como pelos pneus. Um carro que não desmonte . Sou eu e minha filha, não preciso de um carro grande, se preciso carregar algum coisa maior,arreio o banco traseiro. Necessito de um carro resistente, quero dizer confiável, não muito grande e com preço abaixo de 70 mil. Não quero nem pensar em carro elétrico ou a diesel. Será que faço realmente parte de uma minoria? - pergunta enviada por Wanda

Obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Se você precisa de um modelo de fato polivalente, que lhe ofereça tanto conforto para seus deslocamentos na cidade como em vias rurais não pavimentadas, creio que uma boa alternativa aos SUVs, hatches e sedans hoje em dia é a Fiat Strada

Em sua mais recente geração, a picape evoluiu consideravelmente e traz um habitáculo muito melhor e várias soluções que favorecem sua robustez. Sua estrutura, por exemplo, traz aços mais sofisticados, que ajudam na robustez e durabilidade da carroceria. O conjunto de suspensão, com eixo rígido nas rodas traseiras, também notabiliza-se pela resistência tanto no uso em ambientes com vias não pavimentadas, assim como permite que a Strada transporte um bom volume de carga na carroceria. 

Com todo esse reforço na estrutura, a nova geração da Strada poderá lhe entregar a solidez que você espera em um automóvel.  

Outro ponto favorável ao modelo, em especial para quem trafega por estradas longe do asfalto, é o sistema E-Locker. Ele é um recurso de série na picape e atua por meio do controle de tração e do sistema de freios para otimizar a tração em pisos de baixa aderência. Com isso, você ganha mais tranquilidade para sair de algumas situações no "off-road leve", claro que respeitando as limitações do conjunto. O controle de estabilidade, outro recurso de série na picape, colabora bastante para a segurança dos ocupantes da nova Strada. 

Considerando o teto de R$ 70 mil, você encontra atualmente no catálogo da picape a versão Freedom Cabine Plus de R$ 69.490. Ela traz um pacote de itens de série interessante, contemplando a direção com assistência elétrica, ar-condicionado, trio elétrico, rodas de liga leve aro 15", capota marítima, entre outros. É possível adicionar a central multimídia com tela de 7", que acrescenta também o sensor de estacionamento e a câmera de ré em um mesmo pacote, o que representa um custo de R$ 2.990. Fica a seu critério, entretanto, adicioná-lo ou não. 

Comentei sobre a Strada com a opção de carroceria Cabine Plus, uma vez que, como a tendência é utilizar o carro em duas pessoas, o prolongamento da cabine já permite acomodar algumas sacolas ou mochilas, caso não queiram utilizar a caçamba integralmente. 

Você tem dentro da gama Strada a versão de entrada Endurance 1.4 Cabine Plus (R$ 63.590), porém o motor 1.3 presente na versão Freedom é mais eficiente, oferecendo melhor desempenho e baixo consumo. Além disso, você terá que gastar muito com opcionais no caso da versão Endurance para deixá-la tão equipada como a configuração Freedom e ela ainda não tem assistência elétrica para a direção, adotando o sistema hidráulico. Como a Strada Endurance é um catálogo mais voltado ao uso comercial/de trabalho, a versão Freedom é melhor para quem vai fazer um uso comum do automóvel 

Logo, creio que Fiat Strada 2021 poderá ser uma excelente alternativa aos SUVs em especial para quem deseja um veículo verdadeiramente mais robusto. 

Espero ter ajudado!  

 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru