Oi, Guru, Parabéns pelo seu trabalho e conhecimento ! Gostaria de investir em um carro que seja bastante seguro em torno de 60 mil e com câmbio automático .O uso será mais frequente para eu, meu marido e meu filho de 1 ano e meio, na cidade. Pretendemos aumentar a família em breve. Gostaria de um carro com controle de estabilidade, freio ABS e com airbags inclusive para os passageiros de trás .Sobre o airbag para os bancos de trás tenho muitas dúvidas sobre que tipo de airbag procurar. Os airbags laterais não podem devido ao bebê e cadeirinha, correto? E outros como cortina? Também não ? Ou é melhor procurar um carro sem airbag para os bancos de trás? Gostaria de esclarecer melhor sobre os melhores equipamentos de segurança pra família e qual a sugestão de carro nessa faixa de preço ( melhor nesta faixa) ou um pouco mais caro, se necessário . Gostamos de beleza , tecnologia e abrimos mão de grande espaço interno, pois neste quesito "carregar objetos" somos mais minimalistas). Consumo menor de combustível e sustentabilidade são questões importantes pra nós. Agradeço a oportunidade! - pergunta enviada por Aline Guimarães 

Aline obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Seu questionamento é muito interessante, em especial sobre a relação entre os airbags laterais e de cortina e o transporte de crianças. Para obtermos um posicionamento oficial sobre o assunto, pedi a ajuda do Latin NCAP, órgão não governamental que fiscaliza a segurança dos carros vendidos na América Latina. Seu secretário geral, Alejandro Furas, nos deu a seguinte resposta sobre o tema: "os airbags de cortina podem interferir com as cadeirinhas para crianças em algum caso e isso é algo que Euro e Latin NCAP avaliam em casos nos quais o carro tenha estes airbags. Até agora avaliamos Nissan Murano, VW Golf e Seat Ateca com estes airbags e não eles apresentaram problemas para o transporte de crianças. Os airbags de cortina, por sua vez, não devem ser desativados". 

Fica claro que o quesito segurança é fundamental para você, Aline, e nesse atributo é interessante levarmos em conta também a qualidade estrutural do modelo e tudo o que ele é capaz de entregar em termos de proteção para os ocupantes.

Sob esse aspecto e levando em conta a faixa de R$ 60.000, o Ford New Fiesta desponta como uma boa opção.

De acordo com a avaliação do próprio Latin NCAP, o hatch obteve uma boa avaliação com 4 estrelas tanto para a proteção de adultos como crianças. Existem modelos com uma classificação maior, porém o que pesa a favor do New Fiesta é o fato de sua recém-lançada versão SE Plus automática já sair de fábrica com os controles de tração e estabilidade, algo raro considerando que estamos falando de um carro com transmissão de dupla embreagem e preço tabelado em competitivos R$ 55.990. No caso do Ford Fiesta SE Plus automático são oferecidos apenas os airbags frontais duplos. 

Minha recomendação pelo Fiesta também leva em conta, Aline, o fato de que você e sua família não fazem questão de amplo espaço interno, já que esse não é um atributo do modelo. Vale a pena destacar, também, que a caixa automática de dupla embreagem do Ford já foi alvo de inúmeros problemas, os quais a marca alega já ter solucionado.

Uma alternativa interessante ao Ford Fiesta e pensando na segurança pode ser o Honda Fit. O preço sobe bem, com o monovolume tabelado em R$ 67.700 na versão LX automática CVT (não recomendo a compra da versão de entrada DX por ela não contar com o sistema de rebatimento de bancos ULTRa), porém o Fit traz um conjunto mecânico bem robusto e sua estrutura é muito seguro. O Honda Fit  conquistou 5 estrelas na avaliação de segurança do Latin NCAP para a proteção de adultos e 4 estrelas na proteção para crianças. 

Sugestão: vale a pena aguardar um pouco 

Aline caso você não tenha urgência na aquisição do seu próximo carro, recomendo aguardar a estreia da nova geração do Volkswagen Polo, que deverá ocorrer no início do segundo semestre. 

O modelo contará com a moderna plataforma MQB A0, que deverá conferir a ele um elevado grau de segurança estrutural bem como a oferta dos controles de tração e estabilidade. O preço das versões automáticas deverá gravitar em torno de R$ 65.000 a R$ 70.000, mas valerá o investimento. 

Além disso, o próprio Ford Fiesta deverá receber um facelift ainda neste ano, o qual trazer boas mudanças para o modelo como a troca da transmissão atual por uma caixa automática convencional mais robusta. 

Espero ter ajudado! 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios