Sugestão de carro familiar para quem roda muito por mês

Leitor trafega na faixa de 30.000 km por ano e ainda deseja saber se é interessante partir para um modelo a diesel
Jeep Compass 2019

Jeep Compass 2019 | Imagem: Divulgação

Tudo bom? Moro em uma cidade e trabalho em outra, rodo 2.500 km por mes (30.000 ano), uma SUV seria a melhor opção familiar (airbag, tamanho, cambio automático), mas me preocupo com o valor de revenda ao final do período de 2 a 3 anos quando troco de carro. Qual seria o melhor carro para eu ter? Algum veiculo diesel seria melhor? - pergunta enviada por Alexandre 

Alexandre obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Considerando o seu perfil de uso, alguém que roda uma distância considerável anualmente, eu acho que vale a pena sim você colocar no radar algum modelo a diesel como uma opção mais recomendada. 

A grande questão é que, graças ao menor consumo e à maior autonomia em relação a um modelo a gasolina - além do preço menor do diesel - seu custo por quilômetro com um modelo utilizando diesel será bem menor em relação ao de um SUV a gasolina ou flex. 

Hoje você já encontra excelentes opções mais acessíveis e que poderão lhe atender muito bem. 

Uma delas é o Jeep Compass. O modelo conta com ótima procura no mercado, portanto, olhando para o futuro, terá boa liquidez e uma desvalorização comedida. 

Em suas versões diesel, o Compass ainda tem a vantagem de oferecer o sistema de tração integral e o câmbio automático de 9 marchas, que lhe proporciona uma eficiência ainda maior no uso de combustível. Hoje em dia a versão Longitude 2.0 turbodiesel, tabelada em R$ 156.990, já conta com um bom pacote de itens de série, com destaque para os controles de tração e estabilidade, central multimídia, revestimento interno de couro, chave presencial, rodas de liga leve aro 18", entre outros itens. 

Creio que o Jeep Compass oferecerá bom espaço para você e toda a família, além de um rodar confortável para seus deslocamentos rodoviários, com bom nível de desempenho e dirigibilidade bem melhor do que se você partisse para um SUV grande como o Toyota SW4 ou o Chevrolet Trailblazer. 

Caso em sua região você não conte com uma concessionária Jeep, uma alternativa seria cogitar a Fiat Toro, picape que compartilha o mesmo conjunto mecânico com o Jeep Compass em suas versões diesel. 

Entre os SUVs flex, também seria interessante cogitar a compra de um Volkswagen Tiguan Allspace com motorização 1.4 turbo. Ele consegue ser bem econômico com o propulsor em questão (considerando o porte do SUV) e tem a vantagem da opção 7 lugares. Só que por ser importado, sua desvalorização costuma ser um pouco mais elevada. 

Logo, creio que ao optar pelo Jeep Compass diesel ou os demais modelos que apresentei aqui você fará uma excelente escolha. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru