Sugestão de carro novo até R$ 60.000 com câmbio manual
Leitor está em dúvida entre Polo, Ka e HB20 e pediu a opinião do Guru dos Carros

Volkswagen Polo 2018 | Imagem: Divulgação
Caro Guru, em primeiro lugar "PARABÉNS" pelo seu trabalho, muito bom mesmo! Procuro um veículo novo com câmbio manual no valor máximo de R$ 60.000,00. Estou em dúvida entre novo Volkswagen Polo 1.6 / Ford Ka 1.5 / Hyundai HB20 1.6 - Por favor, qual a sua opinião? Desde já agradeço - pergunta enviada por José Linhares
José muito obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros! Fico muito feliz pelo elogio ao nosso trabalho aqui no site e conto sempre com a sua audiência!
José como você cita o Volkswagen Polo 1.6, vou tomar como base que você está considerando um carro na casa de R$ 55.000. Sendo assim, por valores semelhantes você leva o Hyundai HB20 1.6 Comfort Plus, única versão do modelo com câmbio manual por um preço tabelado de R$ 53.330, bem como o Ford Ka em sua configuração topo de linha SEL de R$ 56.590.
Com esse cenário em mente, já começaria a colocar o Hyundai HB20 em terceiro lugar em nossa lista. Apesar de muitas qualidades, como o bom desempenho e o rodar sólido e confortável, o HB20 Comfort Plus 1.6 fica devendo em espaço interno frente a modelos como o novo Volkswagen Polo bem como em segurança.
O Ka SEL 1.5 é um grande paradoxo. Ao mesmo tempo em que se destaca por contar com os controles de tração e estabilidade de série na versão citada, o modelo apresenta uma proteção estrutural frágil demais como ficou comprovado nos testes do Latin NCAP.
Logo, José, creio que o novo Volkswagen Polo 1.6 é o modelo que mostra-se mais equilibrado. Além de oferecer o projeto mais novo dos três modelos citados aqui, o que lhe confere o mais alto nível de segurança estrutural do segmento, bem como a carroceria composta com aços de alta resistência entregam um nível superior em termos de comportamento dinâmico, silêncio a bordo e rigidez torcional.
Claro que o novo Polo 2018 não é isento de falhas, já que, particularmente, considero seu acabamento interno simples demais para um modelo com sua precificação. Pelos R$ 54.990 que a Volkswagen pede no Polo com motor 1.6, o hatch sai de fábrica com direção elétrica, ar-condicionado, rádio com bluetooth e entradas de mídia, travas e vidros elétricos. Se não é de série, ao menos a Volkswagen oferece o interessante Safety Pack de R$ 1.050 que acrescenta os controles de tração e estabilidade além do computador de bordo. Com isso, o preço do Polo intermediário salta para R$ 56.040, ficando até mesmo mais barato que o Ford Ka SEL 1.5 apresentado no começo da análise. Vale a pena adquirir o pacote opcional para o Polo não só pelo ganho enorme em proteção para você e os passageiros, mas também pela comodidade do assistente de partida em rampa que faz parte do ESP. Ao manter os freios acionados em aclives, o assistente de partida em rampa torna a condução de um carro manual muito mais fácil, prática e segura.
Por tudo isso, José, creio que ao escolher o novo Volkswagen Polo você fará uma escolha bem interessante.
Espero ter ajudado!