Sugestão de carro para ficar por cerca de 10 anos

Leitor está em dúvida entre sedans, SUVs e picapes e pediu a ajuda do Guru dos Carros
Dúvida envolvendo SUVs

Dúvida envolvendo SUVs | Imagem: Reprodução internet

Olá César. Tudo bem? Estou pesquisando carros para ficar por uns 10 anos. Inicialmente estava em dúvidas entre Compass Longitude flex e Toro Freedom diesel. A dúvida aumentou quando resolvi olhar os sedans médios, Civic, Corolla e Cerato. Todos com muito mais sofisticação. Por que os SUV’s e as picapes são tão caros? Esses carros são mais resistentes e duráveis do que os sedans médios? Vale apena comprar a Compass ou a Toro pensando em durabilidade, já que devo ficar com o carro uns 10 anos? Abraço - pergunta enviada por Renato  

Renato obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

A questão levantada por você é muito interessante, uma vez que não são raros os consumidores que preferem ficar um tempo maior com seu automóvel. 

Sobre a questão dos valores cobrados e a diferença entre sedans e picapes/SUVs, isso ocorre em grande parte por uma questão de demanda. Hoje em dia a procura por parte dos consumidores para utilitários esportivos é muito grande, o que permite às fabricantes cobrar um pouco mais por eles. Falando do ponto de vista técnico/construtivo, picapes como a Fiat Toro e alguns SUVs contam com maior robustez em seus projetos (suspensão, por exemplo), mas nada que justifique os preços mais elevados. Digamos que, por estarem "na moda", os valores praticados para SUVs e picapes tendem a ser maiores do que os apurados em outros segmentos. 

Pensando na durabilidade, em especial para quem deseja ficar cerca de 10 anos com o veículo, considerar a compra de uma Fiat Toro Freedom com propulsor diesel é uma ideia interessante sim. O que conta a favor da picape como uma escolha bastante razoável é o fato desse tipo de motor apresentar uma confiabilidade superior em relação a um propulsor gasolina ou flex, em especial se você roda muito. A manutenção de um veículo a diesel pode ser mais cara, porém é mais espaçada, como é o caso da Toro. 

A Toro diesel conta com valor mais acessível em relação aos SUV com propulsores de mesmo tipo. Apesar da Fiat tabelar a Toro Freedom diesel em R$ 143.990, é interessante consultar o preço efetivamente praticado nas concessionárias uma vez que a fabricante italiana costuma promover bons descontos. 

O que figura como diferenciais da Toro diesel podemos citar a presença da tração 4x4 e a maior altura em relação ao solo, o que podem ser atributos positivos caso você trafegue por estradas com pavimentação ruim. Se isso não condiz com seu tipo de uso, é interessante considerar a compra de um Toyota Corolla XEi 2020.  

O sedan médio é tabelado em R$ 110.990, portanto um valor bastante inferior ao da Toro Freedom diesel, e conta com uma mecânica reconhecida por sua confiabilidade. Ele é um modelo que seguramente chegará próximo aos 10 anos de uso preservando uma boa integridade de seu conjunto mecânico, claro que, como qualquer automóvel, desde que com a manutenção preventiva devidamente realizada. 

Logo, o conselho que apresento para quem tem uma dúvida semelhante é considerar a compra de uma Toro diesel caso precise de um carro mais robusto para enfrentar vias não pavimentadas ou em mau estado de conservação. Caso contrário, o Toyota Corolla figura como uma excelente escolha. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru