Sugestão de carro para a família que vai aumentar

Leitor tem um Honda Civic Touring e deseja um novo automóvel mais espaçoso para a família
Vida a bordo

Vida a bordo | Imagem: Divulgação

Olá, primeiramente parabéns pelo excelente trabalho e obrigado por compartilhar seus conhecimentos conosco! Eu tenho um Civic touring e estou extremamente satisfeito com o carro, porém a família vai aumentar e vou precisar de espaço tanto no porta malas como para duas cadeirinhas no banco traseiro, além da minha esposa que vai por um bom tempo viajar entre as cadeiras. Alternativa obvia seria ir para um dos irmãos maiores, como Accord ou CRV touring, porém sairia um pouco do meu orçamento e a desvalorização de ambos é assustadoramente alta (assim como os alemães, 5008, etc). O RAV4 está "incomprável" a 260k, o Compass que parecia uma opção tem um porta malas de gol e pelo que andei vendo o espaço no banco traseiro não é lá essas coisas, Tiguan e Equinox me parecem carros datados... Confesso que acho que estou muito exigente ou que meu amor pelo Civic está me cegando. Enfim, orçamento é de no máximo até 200 mil rasos, mas não enxergo nada em nível de espaço, segurança, moderno, desvalorização aceitável, etc... Será que, consegue me dar alguma luz, dica, puxão de orelha ou sugestões? Mais uma vez muito obrigado e parabéns!! - pergunta enviada por Marcio

Marcio obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Desde já agradeço pelo carinho da mensagem bem como a audiência, contamos sempre com você por aqui! 

A análise colocada na pergunta é precisa, Marcio, e também concordo que o Jeep Compass tem um porta-malas muito pequeno para a categoria, bem como o preço do Toyota RAV4, mesmo levando em conta toda a sofisticação de seu conjunto mecânico, é elevado para nossa realidade. 

Logo de cara, uma recomendação que considero interessante você e toda a família ponderar em conjunto seria aguardar até o primeiro semestre do ano que vem para escolher o próximo automóvel de casa. 

O grande motivo é que estão programadas duas estreias importantes que têm uma orientação voltada a atender as necessidades de espaço e porta-malas que você deseja encontrar em um carro. 

Estamos falando do Volkswagen Taos e do Toyota Corolla Cross. Enquanto o modelo da marca alemã será produzido na Argentina para abastecer os países da região, o Corolla Cross será fabricado no Brasil e destaca-se pela cabine ampla e o porta-malas superando os 480 litros de capacidade. O VW, por sua vez, já surpreendeu a imprensa especializada internacional pelo interior espaçoso e seu compartimento de bagagens também será um de seus trunfos. 

Muito provavelmente você encontrará versões do Taos e do Corolla Cross dentro do seu orçamento e os dois modelos prometem ir ao encontro de suas expectativas em termos de modernidade de projeto, segurança, além de conforto para todos os passageiros. 

O Corolla Cross deverá oferecer conjunto propulsor híbrido, o que vai favorecer, em muito, o baixo consumo, enquanto o Taos apostará no competente motor 1.4 TSI associado à caixa automática 6 marchas. 

Importante destacar que a Jeep lança no próximo ano seu inédito modelo 7 lugares fabricado no Brasil, o qual deverá entregar amplo espaço interno e bom porta-malas por conta das 3 fileiras de assentos. A novidade, contudo, deverá chegar às concessionárias somente no segundo semestre. 

Dentro do contexto atual, creio que de toda forma valeria a pena dar uma chance ao Chevrolet Equinox. 

Hoje por R$ 179.190 é possível encontrar o SUV em seu catálogo topo de linha Premier 2.0 turbo. Além de lhe oferecer o mesmo patamar de desempenho que você encontra em seu Honda Civic Touring atual, um item importante no modelo é a presença da tração integral. Esse item fundamental quando falamos de segurança ativa não será oferecido por Taos ou Corolla Cross. 

Além de um porte genuinamente de SUV médio, o Chevrolet Equinox Premier topo de linha traz um robusto pacote de assistentes de condução, com destaque para o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, monitoramento de pontos cegos, assistente de estacionamento, assistente de permanência em faixa, entre outros recursos. 

Ainda compõem a lista de itens de série do Equinox mais caro hoje à venda no Brasil o carregador de smartphones por indução, rodas de liga leve aro 19", teto solar panorâmico, sistema de som premium assinado pela Bose, entre outros recursos. 

De fato o Equinox poderia oferecer um painel um pouco mais moderno, tanto que o SUV já passou por uma atualização nos EUA, a qual ainda levará um bom tempo para chegar ao Brasil. 

Em resumo, creio que seria prudente aguardar mais alguns meses para levarmos em conta como ficará o panorama do segmento de SUVs médios assim que Taos e Corolla Cross estrearem na categoria. Se você tem mais urgência e deseja um novo automóvel o quanto antes, talvez o Equinox Premier 2.0 seja uma boa alternativa de momento. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru