Uma amiga me perguntou sobre as melhores opções de blindados para ela. Hoje ela tem um Jetta 1.8T blindado e o carro já tem alguns anos e ela está querendo trocar. Ela está em pensando em trocar por outro Jetta turbo novo e também aberta a opções de SUV. No entanto quer manter a performance do Jetta que carrega bem a blindagem. E também está querendo um porta malas que caiba uma cadeira de rodas. Comentei com ela sobre o Audi Q3, mas ela quer algo menos chamativo. Então pensei no Jeep Compass. Quais seriam as melhores opções que poderia sugerir? Obrigado!! - pergunta enviada por Marco Fagundes

Marco obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Sua amiga está satisfeita com o Volkswagen Jetta e não é por acaso, uma vez que graças a seu excelente motor 2.0 turbo de 211 cv e à mecânica robusta do modelo, ele conta com uma carga útil de 562 kg, uma das melhores de sua classe. 

Como é capaz de transportar uma boa massa extra além do seu peso, o Jetta 2.0 Highline lida bem melhor com a blindagem, que acrescenta, em média, cerca de 200 kg ao carro. 

Caso ela queira partir para um utilitário esportivo, uma boa opção seria o Jeep Compass. Vale destacar que, para receber a blindagem, seria mais interessante ela optar pelo modelo com o motor a diesel portanto na versão Longitude diesel ou a Trailhawk. 

A vantagem do motor a diesel é o menor consumo e a maior autonomia, algo que geralmente são sacrificados em um carro blindado. Mesmo assim, o Jeep Compass com o motor turbodiesel ainda não se equivale ao Vokswagen Jetta em termos de capacidade de carga, já que o Jeep tem uma carga útil de 400 kg, portanto uma grande diferença de 162 kg em relação ao sedã da Volkswagen. 

Logo, entre os dois modelo, o Volkswagen Jetta ainda é a melhor opção de carro blindado. Note que a diferença entre a capacidade de carga útil do Compass para o Jetta quase que compensa todo o peso extra gerado pela blindagem. 

Caso o orçamento permita, uma opção de utilitário esportivo que valeria a pena considerar seria o Chevrolet Trailblazer. Por contar com uma estrutura bem mais parruda, construída sobre chassi, o SUV grande da Chevrolet está bem apto a receber blindagem. Em sua versão 2.8 a diesel, que é a mais indicada para não exagerar no consumo, beira os R$ 200.000, porém tem a vantagem dos 7 lugares. Além disso, em especial para um veículo blindado, a boa altura em relação ao solo e a presença da tração 4x4 com reduzida ajuda a ultrapassar vários obstáculos no caso de emergências. Mesmo no uso urbano, com ela fica mais fácil passar por guias de calçada e outros pontos semelhantes. 

A capacidade de carga do Chevrolet Trailblazer a diesel é de 589 kg e, graças a seu generoso porta-malas de 554 litros em que a terceira fileira de bancos fica acomodada no assoalho quando não está em uso, você consegue acomodar uma cadeira de rodas no compartimento sem muita dificuldade. 

Espero ter ajudado! 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios