Sugestão de segundo carro econômico, confiável e barato de manter

Leitor está em busca de um automóvel usado ou seminovo e pediu nossa ajuda
Leitor quer uma sugestão de segundo carro econômico, confiável e barato de manter

Leitor quer uma sugestão de segundo carro econômico, confiável e barato de manter | Imagem: Reprodução internet

Olá, gostaria de comprar o segundo carro usado ou semi-novo para trabalho (trajeto de ida e volta, 10km diária), sendo o mais econômico de consumo, manutenção barata e confiabilidade (usarei mais de 10 anos). Alguma sugestão de carro? Popular? Sedan? SUV? Obrigado - pergunta enviada por Rafael 

Obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Considerando os atributos que você deseja para seu segundo carro (usado ou seminovo, econômico, confiável e barato de manter) e o seu perfil de uso, creio que vale a pena você dedicar especial atenção para o Volkswagen up!. 

Hoje você encontra o modelo com dois anos de uso por valores na faixa de R$ 45.000 considerando a versão move up! TSI, caso você não abra mão de ótimo desempenho. O interessante da versão move é que ela já conta com os principais equipamentos de conforto, como ar-condicionado, direção elétrica, sensor de estacionamento, trio elétrico, entre outros. 

Como o trajeto percorrido por você é curto e deve englobar em grande parte vias urbanas, o up! com motor 1.0 aspirado já figura como uma pedida. Na mesma configuração move, o preço do up! aspirado também com dois anos de uso gravita em cerca de R$ 40.000 ou um pouco menos. Logo, vale a pena você pesar seu orçamento e necessidade/desejo de mais desempenho. 

Com um projeto muito interessante entre os subcompactos, o up! nas configurações turbo ou aspirado é um modelo bastante econômico e bem agradável para dirigir, o que favorece bastante o uso cotidiano. Seu câmbio manual é preciso e suave, bem como a direção elétrica é leve e a suspensão está bem calibrada para nosso piso. 

O up! é um modelo com excelente avaliação nos testes de reparabilidade e segurança, além da manutenção pouco onerosa em especial com o motor aspirado. Pensando ainda nos custos de manutenção, não recomendo a você ir além dos dois ou três anos de uso na escolha de um carro usado uma vez que, acima dessa idade, os custos com manutenção preventiva ou corretiva tendem a ser maiores. 

Em relação à modelos como o Fiat Mobi e Renault Kwid, o up! conta com uma cabine bem equilibrada em termos de espaço e um porta-malas que pode atender as necessidades dos passageiros sem problemas. Sua carroceria compacta também o torna muito prático para estacionar na rua ou em vagas de garagem mais apertadas. 

Logo, creio que ao optar pelo VW up! você estaciona na garagem de casa uma excelente opção de segundo carro olhando para o mercado de carros usados ou seminovo. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru