Sugestão para a ''primeira caminhonete''

Leitora deseja adquirir um modelo com este tipo de carroceria e pediu nossa orientação
Picape

Picape | Imagem: Divulgação

Bom dia! Vou comprar minha primeira caminhonete. Rodo na cidade, sou bicho da cidade, vou sempre para praias e raramente vou pro campo... Obviamente, por ser "marinheira de primeira viagem" estou com quinhentas dúvidas. Mas, as principais são: Diesel ou gasolina? Já tive carro com câmbio automático e apreciei muitíssimo, mas o povo fala mal demais de caminhonete com câmbio automático, então, fiquei na dúvida. Almejo uma L200 Triton 2012 pra começar (não estou bitolada nela, aceito sugestões!!!) É uma boa escolha? Claro que almejo algo que tenha uma "baixa manutenção" (se é que seja possível em um carro deste segmento)... Moço, socorro!!! Kkkkkkk Muitíssimo obrigada - pergunta enviada por Jéssica 

Jéssica obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Será um prazer ajudá-la na escolha! Espero que consiga elucidar sua dúvida.  

Antes de definirmos um modelo em si, é necessário ponderarmos diversos pontos. 

Picapes são veículos extremamente versáteis e contam com uma praticidade ímpar para o transporte dos mais diferentes tipos de objetos (seja para lazer ou trabalho) por conta da caçamba. 

Como você cita na pergunta que roda a maior parte do tempo na cidade, vale a pena você analisar a seguinte questão: será que é necessário um modelo de médio porte, como é o caso da Mitsubishi L200 Triton? 

Caso você considere a aquisição de outros tipos de picapes, vale ressaltar que uma Fiat Toro, por exemplo, poderia lhe entregar bom nível de robustez aliado a um porte mais adequado ao uso urbano. 

É possível encontrar a representante da Fiat no mercado de usados com propulsão diesel, câmbio automático de 9 marchas e tração 4x4, conjunto que vai lhe oferecer bom desempenho, elevada autonomia e disposição para trafegar por vias sem pavimentação adequada. 

Voltando ao segmento de médio porte, é fato que a configuração com mais liquidez desse tipo de picape reside na combinação entre carroceria cabine dupla, motorização diesel e sistema de tração nas quatro rodas. 

A própria Mitsubishi L200 Triton é uma picape com reconhecida durabilidade e resistência, mas tenha em mente que um veículo diesel sempre terá um custo de manutenção superior em relação a um automóvel flex ou gasolina. 

Outros modelos da categoria, como Chevrolet S10, Toyota Hilux, Ford Ranger e Nissan Frontier também, dentro da realidade do segmento, apresentam valores de peças e serviços mais convidativos. 

Discordo de quem fala que caminhonetes com câmbio automático são ruins, uma vez que as picapes modernas apresentam caixas tão confiáveis quanto o restante do conjunto técnico. Logo, se você deseja voltar a dirigir um modelo automático, não há empecilho algum. O que você terá, sim, ao volante de uma picape manual é um menor consumo e autonomia ainda mais destacada. 

Como você roda mais na cidade, uma picape flex ou gasolina até poderia ser algo viável, uma vez que postos de abastecimento não serão problema, entretanto, por conta do tamanho e peso elevado desses veículos, o consumo torna-se alto demais, onerando o custo de propriedade total. Logo, apesar do custo de aquisição superior, vale pesquisar por unidades com motorização diesel. 

Em resumo, creio que a Mitsubishi L200 Triton é uma excelente escolha no universo de picapes médias usadas.

Para você ter mais conforto no dia a dia e facilitar a revenda no futuro, a opção por uma unidade com câmbio automático e motor diesel serão aliados importantes. 

Basta apenas você colocar na balança se, eventualmente, uma picape com um porte um pouco menor também não seria capaz de atender suas necessidades. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru