Boa noite. Estou querendo trocar meu carro, um Nissan tiida SL 2011 automático é tenho pensado em alguns modelos como Honda Fit, Honda City e Kia Cerato anos 2013/2014. Tenho 2 filhos de 4 e 10 anos e moramos em região de interior, utilizamos bastante as rodovias. Estabilidade e mecânica forte de qualidade seriam pontos importantes. O que me sugere? Qual sua opinião? Obrigada! - pergunta enviada por Tatiana Fabro 

Tatiana obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Como você tem uma família com dois filhos, certamente um carro com amplo espaço interno e boa versatilidade para acomodar todos os passageiros e suas bagagens com conforto será algo fundamental. 

Nessas condições, não vejo uma alternativa mais interessante do que o Honda Fit para o seu caso. 

Tanto o monovolume como o Honda City compartilham a mesma plataforma, que é famosa pelo amplo espaço interno e o ótimo aproveitamento do espaço interno que ela proporciona. Creio que o Fit é uma opção mais interessante devido ao melhor aproveitamento do porta-malas que ele permite. O compartimento, no City, é maior, porém a vantagem da carroceria monovolume do Fit é que você consegue acomodar objetos maiores com mais facilidade. Isso será bem útil na hora de levar os brinquedos dos seus filhos ou até mesmo bicicletas dentro do carro. O prático sistema de rebatimento do banco traseiro do Fit é fácil de operar e traz uma praticidade raramente encontrada em outros carros. 

Tanto o Fit como o City, considerando os modelos 2014, são quase R$ 10.000 mais baratos que um Kia Cerato de mesmo modelo e, particularmente falando, não creio que o Cerato tenha algo a mais para oferecer em relação aos outros dois modelos da Honda que justifique a diferença de preço. 

Com relação à robustez mecânica do Honda Fit ela é ótima e o modelo inclusive não conta com nenhum retrospecto de problemas. Bem cuidado e com as manutenções em dia, dificilmente ele dará problemas. Como você está pesquisando unidades usadas, vale a pena ficar atenta com o histórico de revisões do veículo e as condições gerais do carro. Se as revisões tiverem sido feitas na concessionária (consulte os carimbos no manual de garantia), é um bom indicativo de boa procedência. Também verifique, por precaução, se consta alguma pendência na documentação do veículo. 

Em termos dinâmicos, tanto o Fit quanto o City oferecem ótimo comportamento e respostas bem neutras, sendo modelos adequados ao uso familiar e oferecendo bom nível de segurança estrutural. Se você aceita uma sugestão, o Fit 2014 ainda é a segunda geração do modelo. Nesse caso, vale a pena optar pela versão LX 1.4, que apresenta um conjunto mais confortável e mais econômico. Em versões como a EXL, as rodas de liga leve aro 16" comprometem o conforto e o tanque de combustível pequeno limita a autonomia do modelo.

Espero ter ajudado!  

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios