Tenho o PcD e pretendo comprar suvs. Qual dos suvs de hoje você me indicaria - pergunta enviada por Adalmiro

Adalmiro obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Sua dúvida chega em boa hora, uma vez que a Volkswagen acaba de mexer bem com o segmento de SUVs destinados à compra com isenção por parte do público PcD (Pessoas com Deficiência). 

Já era algo bastante cogitado nos bastidores o fato da marca alemã entrar na categoria, mas o que surpreendeu muita gente foi o fato da empresa manter vários recursos de conforto e segurança no inédito T-Cross Sense

O SUV da Volkswagen chega ao mercado com recursos como central multimídia, 6 airbags, controles de tração e estabilidade, rodas de liga leve, volante multifuncional, entre outros itens. Logo, o T-Cross Sense hoje é um dos modelos mais completos entre os SUVs que permitem a isenção completa dos tributos. Sem os impostos, o modelo custará R$ 57.630. 

Importante destacar que, além do custo-benefício interessante, o T-Cross Sense ainda guarda outros benefícios que devem ser levados em conta, como o fato da marca oferecer as três primeiras revisões gratuitas para o SUV. Além disso, o motor 1.0 turbo presente no T-Cross Sense confere ótimo desempenho ao VW e baixo consumo de combustível, uma combinação difícil de ser encontrada em outros SUVs nas suas configurações destinadas ao segmento PcD. 

Logo, para quem precisa escolher agora e deseja um SUV para realizar a compra com isenção, talvez não exista melhor escolha do que o VW T-Cross Sense no momento. 

Em segundo lugar, creio que, em especial pelo custo-benefício, é interessante apontarmos o Citroën C4 Cactus Feel Business. O modelo sai por um valor semelhante ao do T-Cross Sense após os abatimentos tributários e ainda oferece os controles de tração e estabilidade e central multimídia como seus equipamentos de série de destaque. Um projeto recente, o C4 Cactus oferece uma cabine espaçosa, porém o T-Cross Sense ainda entrega mais área livre para os ocupantes do banco traseiro. O porta-malas do C4 Cactus pode ser um entrave para alguns consumidores, uma vez que ele comporta somente 320 litros de bagagens, volume semelhante ao de muitos hatches compactos atuais. 

O C4 Cactus Feel Business é equipado com motor 1.6 16V aspirado e transmissão automática de 6 marchas, conjunto que oferece desempenho aceitável ao modelo, sem surpreender, e consumo coerente com sua proposta. 

Por fim, o modelo que pode se enquadrar em terceiro lugar em nossa lista de sugestões de SUVs para PcD é o Nissan Kicks. O ponto forte do modelo reside no porta-malas bem superior em capacidade (432 litros) ao que C4 Cactus e T-Cross Sense oferecem, além do conjunto mecânico eficiente e com consumo comedido. O Kicks S Direct CVT só não se sai melhor em relação aos modelos de Citroën e Volkswagen porque a cabine é um pouco apertada para 5 passageiros (em especial no banco traseiro) e sua lista de equipamentos de série é bem mais enxuta, devendo central multimídia e demais itens de conforto. 

Logo, creio que ao optar pelo Volkswagen T-Cross Sense você estará efetuando uma ótima escolha entre os SUVs aptos para a compra com isenção no momento. 

Espero ter ajudado! 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios