SUV compacto com bom porta-malas: novo Creta, Tracker, T-Cross ou Nivus?

Leitor vai migrar de um Nissan Sentra para um utilitário esportivo e pediu nossa orientação
VW Nivus, Chevrolet Tracker, VW T-Cross e Hyundai Creta

VW Nivus, Chevrolet Tracker, VW T-Cross e Hyundai Creta | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Boa tarde! Tenho um Sentra SV 2013/14 com 40.000Km, sou o único dono e gostaria de trocar por um SUV 0km. Gostaria de saber a opinião qual dos carros me aconselharia. Preciso de carro com bom porta mala, econômico e que tenha potência na estrada. Pensei nos seguintes carros: Volkswagen Nivus, Volkswagen T-Cross Highline 250 TSI, Chevrolet Tracker Premier 1.2 ou Hyundai Creta 1.0 turbo. Pode ser outro modelo também. Qual sua opinião como melhor opção? - pergunta enviada por Luciano 

Luciano obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Considerando que você fará a migração de um sedã médio, como é o caso do Nissan Sentra, para um SUV compacto, de fato é importante destacarmos um modelo que ofereça bom nível de espaço interno e porta-malas superior dentro da categoria. 

Com isso, creio que vale a pena você optar pela nova geração do Hyundai Creta. 

Além de preservar uma cabine adequada para 5 passageiros, o modelo conta com o maior porta-malas entre todas as opções que você elencou na pergunta. 

O novo Creta oferece compartimento de bagagens para 422 litros, enquanto VW T-Cross fica em 373 litros, o Chevrolet Tracker alcança 393 litros, enquanto o VW Nivus é o que mais chega perto do Hyundai, no caso com 415 litros de capacidade para o porta-malas. Entretanto, por ser um derivado do VW Polo, o Nivus exige atenção uma vez que seu espaço interno é menor, em especial para os passageiros da segunda fileira de assentos. 

O Creta com motorização 1.0 turbo com injeção direta é eficiente e entrega excelente compromisso entre desempenho e baixo consumo.

Segundo os testes da Hyundai, o modelo nessa configuração acelera de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos e entrega parciais de até 11,6 km/l na cidade e 12 km/l na estrada. Não é uma performance de tirar o fôlego, porém é mais do que suficiente para grande parte dos deslocamentos. 

Uma alternativa ao Hyundai Creta 2022, em especial levando em conta suas necessidades de espaço interno e porta-malas, poderia ser o Honda HR-V. 

Apesar da cabine ampla e versátil e o porta-malas para 437 litros, o Honda deverá estrear sua nova geração no Brasil ao longo do primeiro trimestre do ano que vem. Portanto, o modelo atual ficará desatualizado em breve. 

Logo, se você tem pressa na compra do seu próximo SUV, é mais indicado, neste momento, adquirir o novo Creta 1.0 turbo. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru