SUV novo ou seminovo até R$ 80 mil para usar na cidade e em vias sem asfalto

Leitor nos fez o pedido acima e deseja saber nossa sugestão
Análise entre os SUVs compactos do mercado

Análise entre os SUVs compactos do mercado | Imagem: Fernando Calmon

Boa tarde, César. Na faixa de R$ 80.000,00 qual seria o SUV mais indicado para uso predominante urbano com a possibilidade de tráfego por vias sem asfalto? Podendo ser zero km ou seminovo - pergunta enviada por Jonas

Jonas obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Considerando a faixa de R$ 80 mil, creio que é melhor olharmos para o segmento de SUVs seminovos para encontrar um modelo mais coerente com suas necessidades. Hoje em dia, pelo valor em questão, não conseguiríamos encontrar um utilitário esportivo novo. 

De qualquer forma, uma alternativa que você poderia considerar é um Jeep Renegade. Por cerca de R$ 80 mil você consegue encontrar o modelo na configuração Sport com motor 2.0 turbodiesel. Não sei as condições dos trechos não pavimentados pelos quais você precisa trafegar eventualmente, mas o modelo da Jeep destaca-se no segmento por oferecer o sistema de tração integral, um forte aliado quando você está longe do asfalto. Além disso, com o câmbio automático de 9 marchas, o modelo oferece baixo consumo, elevada autonomia e menor custo por quilômetro, algo interessante se você tem um perfil de uso mais intenso do automóvel. 

O Renegade Sport 2.0 turbodiesel, contudo, demanda que você considere um modelo com entre três e quatro anos de uso para ficar na faixa de R$ 80 mil. 

A segunda alternativa, por sua vez, reside no Honda HR-V. Levando em consideração o valor estabelecido, é possível encontrar unidades na versão topo de linha EXL com três anos de uso ou carros mais novos, com cerca de dois anos, porém nas versões LX ou a intermediária EX. 

O HR-V tem como aliados o amplo espaço interno e um dos maiores porta-malas entre os SUVs compactos, com a vantagem do conjunto mecânico mais eficiente em relação a um Hyundai Creta, por exemplo. 

Além disso, a cabine do Honda é bastante versátil graças ao prático sistema de rebatimento de bancos inspirado no irmão de plataforma Fit. 

O Honda HR-V não tem qualquer aspiração off-road, ao contrário do Renegade Sport diesel, mas certamente vai lhe atender muito bem no dia a dia na cidade. Se os trechos não asfaltados que você percorre não apresentam muitas dificuldades em termos de aderência, o HR-V conseguirá trafegar com relativa desenvoltura. 

Logo, cabe a você combinar a sua real necessidade com o conjunto mecânico dos dois SUVs apresentados aqui. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru