SUV ou sedã: Peugeot 3008 Griffe Pack ou um VW Passat?
Leitor está em dúvida entre o SUV médio e o sedã e pediu a ajuda do Guru dos Carros

Volkswagen Passat 2018 | Imagem: Divulgação
Olá Cesar, tudo bem? Gostaria de tirar uma duvida contigo. O que seria uma compra mais racional para um zero km? Um VW Passat 2018 com comportamento dinâmico excepcional vindo de uma escola alemã ou um Peugeot 3008 Griffe Pack, seguindo a onde de SUVs? Viso todos os critérios, consumo, manutenção, desvalorização, etc.Ambos os carros estão na mesma faixa de preço, apesar de serem de segmentos completamente diferentes, porém o Passat é um carro com uma longa história mas um futuro incerto no Brasil. Já o 3008 é um SUV, (o que está na moda atualmente). Mas sinto o VW em um patamar acima de uma forma geral. Eu estaria correto - pergunta enviada por Ricardo
Ricardo obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Sua dúvida é excelente nos permite analisar dois modelos excelentes: um SUV médio, categoria que ganha cada vez mais espaço na preferência dos consumidores, e um sedã de longa tradição no segmento "executivo" no Brasil e no mundo.
Colocando os dois lado a lado, ainda considero que vale a pena você partir para o sedã da marca alemã.
Hoje o Volkswagen Passat passou por um reposicionamento de mercado e custa R$ 164.620 na versão Highline, que conta com motor 2.0 turbo de 220 cv e transmissão de dupla embreagem com 6 marchas, transmissão mais rápida e esportiva do que a caixa automática convencional presente no 3008 THP. Além disso, o motor de maior deslocamento oferece desempenho superior em relação ao SUV.
Pensando no ponto de vista da eficiência, só no VW Passat Highline você vai encontrar o start-stop, sistema que desliga o motor quando o carro encontra-se parado e colabora muito para a economia de combustível na cidade. A cabine do sedã também oferece mais espaço e seu porta-malas também acomoda mais bagagens. Temos alguns mimos interessantes no Passat, como o sistema que permite a abertura da tampa do porta-malas apenas passando o pé logo abaixo do para-choque traseiro, uma conveniência bem interessante.
Nos dois modelos você vai encontrar recursos como o painel de instrumentos digital e um altíssimo cuidado com o acabamento, sendo que a escola francesa se destaca no 3008 com uma cabine bem sofisticada. O Passat, por sua vez, brinda seu dono com uma central multimídia dotada de tela maior em relação ao 3008, oferecendo 9,2" contra 8" do SUV francês. O aparelho presente no Passat também é o mais moderno da VW e oferece uma interface muito fácil e prática de operar.
Em termos de manutenção e desvalorização temos dois veículos com características semelhantes até mesmo por uma questão de procedência. O Passat, contudo, mesmo não oferecendo a nova carroceria da moda ainda conta com uma boa reputação no mercado de usados.
Não que o Peugeot 3008 não ofereça um comportamento dinâmico muito bom, longe disso, mas como o Ricardo aponta em sua questão, o Passat se sobressai nesse aspecto. Além de oferecer muito conforto no uso urbano, caso você deseje uma tocada mais instigante ele é capaz de atender esse chamado com muita competência!
Logo, creio que ao optar pelo Volkswagen Passat você fará uma compra mais interessante.
Espero ter ajudado!