Estou buscando um carro novo que será blindado e me recomendaram tanto o Jeep Compass Longitude quanto o Mitsubishi ASX, ambos 2017 ou ambos 2018. Qual recomendaria? Nesta faixa de preço, teria algum outro carro para recomendar, considerando a blindagem? Obrigada - pergunta enviada por Cristina Martins 

Cristina obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Entre os dois modelos, recomendo a você optar pelo Jeep Compass Longitude, mas sobretudo equipado com motorização 2.0 diesel. 

Em especial quando estamos falando em blindar um modelo, é interessante procurar modelos que ofereçam bons números de potência e torque para lidar com o peso extra que a proteção balística acrescenta no automóvel, dessa forma permitindo que o desempenho não seja tão afetado. 

Nesse ponto o propulsor 2.0 diesel do Jeep Compass faz diferença ao oferecer 35,7 kgfm a 1.750 rpm, enquanto o Mitisubishi ASX com seu 2.0 16V flex atinge um pico de 23 kgfm a 4.250 rpm. Outro atributo ainda mais relevante para o motor a diesel do Compass é que o consumo tende ser menos afetado em relação ao ASX, que deverá utilizar bem mais etanol ou gasolina após receber a blindagem. A autonomia no caso do Compass diesel também será menos impactada, enquanto o ASX, sobretudo se abastecido com etanol, rodará bem menos a cada tanque. O câmbio automático de 9 marchas presente no Compass diesel também é um bom aliado para a economia de combustível.  

Olhando não só para a parte de propulsão, você faz bem ao optar por modelos com altura em relação ao solo mais elevada, assim como ângulos de ataque e saída mais generosos. Essas são qualidades que ajudarão em situações extremas que você precise se desvencilhar de alguns problemas, permitindo que em emergências você consiga subir em calçadas ou canteiros centrais sem problemas. O Jeep Compass conta com tração 4x4 em suas configurações diesel, sendo que o ASX também pode receber tração integral em sua configuração topo de linha. 

É bom que se diga que outra qualidade na hora de escolher um modelo para blindar é capacidade de carga. O Compass diesel com 5 adultos mais 50 kg de peso consegue tracionar mais 400 kg de carga. A Mitisubishi declara para ASX 4WD uma capacidade de carga de 490 kg, porém não deixa claro se a medida é nas mesmas condições do Jeep. 

De qualquer forma, Cristina, creio que ao optar pelo Compass Longitude diesel você fará uma escolha mais interessante em especial se você considera blindar o modelo. 

Espero ter ajudado! 

 
 
Jeep Compass 2018
 
Jeep Compass 2018
Jeep Compass 2018
Jeep Compass 2018
 
Jeep Compass 2018
Jeep Compass 2018
Jeep Compass 2018
 
Jeep Compass 2018
Jeep Compass 2018
Jeep Compass 2018
 
Jeep Compass 2018
Jeep Compass 2018
Jeep Compass 2018
 
Jeep Compass 2018
Jeep Compass 2018
Jeep Compass Longitude 2.0 diesel 4x4
 
Jeep Compass Longitude 2.0 diesel 4x4
Jeep Compass Longitude 2.0 diesel 4x4
 
 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios